segunda-feira , 23 dezembro 2024
Home Cultura Biblioteca municipal possui mais de 26 mil livros
Cultura

Biblioteca municipal possui mais de 26 mil livros

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Biblioteca Municipal “Professor Oswaldo Januzzi” foi fundada em 1974. A primeira instalação foi na antiga escola técnica do município, onde hoje funciona a Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Castro Alves. Outros três lugares abrigaram o acervo de livros, um deles é o prédio da prefeitura, outra foi a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Livramento e também a sede da Divisão de Vigilâncias.

O prédio atual da biblioteca foi instalado no Centro Cultural “Graciliano Ramos”, em dezembro de 1988, onde funciona também o anfiteatro “Elídio Rodrigues”. De acordo com a auxiliar de biblioteca, Roseli Albertini Bruno, aproximadamente 26.500 mil livros podem ser retirados das estantes. O leitor pode encontrar opções de gêneros e títulos que aguçam a imaginação, como literatura brasileira e estrangeira, obras infantis, livros para vestibulares e concursos, entre outras histórias.

A biblioteca conta com os projetos: Viagem Literária, Circuito Cultural Paulista e Pontos Mis, todos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. Os escritores Ricardo Lísias, Susana Ventura e Michel Yakini estiveram no ano passado em Buritama. Por meio dessa parceria, também foram realizadas oficinas de escrita criativa, contação de histórias e criação de projetos culturais.

O leitor Samuel Gomes dos Santos, 12 anos, disse que sua mãe lhe incentivou a ler. “Comecei a pegar livros com mais frequência este ano. Quero ter um bom aprendizado. Quero passar nas provas, ter notas melhores. Ao ler, eu consigo melhorar na acentuação e a leitura ajuda as pessoas a ter conhecimento em história, geografia, ciências e podemos mudar o mundo, o estado, a cidade”, e frisou que gosta de ler livros de terror, suspense e mangá.

Adriana Aparecida da Silva disse que já leu mais de 10 mil livros. A cada retirada, ela leva para casa de três a quatro obras. Sua escolha é por livros de romance. “O livro pra mim é um amigo. Uma terapia. Viajo para lugares que nem imaginava: é inexplicável. Esqueço dos problemas. É muito melhor os livros, do que a internet e aprendi a escrever corretamente as palavras”, finaliza.

Retirada de livros

Para fazer seu cadastro e retirar livros, o morador precisa apresentar RG, CPF e comprovante de residência. As crianças menores de 10 anos devem ir acompanhadas dos pais. O leitor pode ficar com o livro por 10 dias. A ficha é feita gratuitamente. Informações: (18) 3691-1740. Está localizada na praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6241″ img_size=”full” title=”Biblioteca Municipal”][/vc_column][/vc_row]

Related Articles

CapacitaçãoCultura

Cultura abre inscrições para curso gratuito de artesanato em bambu

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em bambu. As...

Culturadestaque

Crianças aprendem a montar um teatro de sombras

Crianças aprenderam as técnicas para elaborar um teatro de sombras durante oficina...

Culturadestaque

Teatro de sombras será tema de oficina gratuita no Centro Cultural

Teatro de sombras animado será tema de oficina na próxima quinta-feira (7),...

Culturadestaque

Show infantil com princesas e super-heróis agita a programação especial no mês das crianças

Em um show especial para comemorar o mês das crianças, o Departamento...

Tamanho da fonte