Começou ontem (16) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Buritama. Nesta fase, os grupos prioritários são: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais da força de segurança e salvamento. A segunda etapa segue até o dia 8 de maio e acontece na escola Álvaro Alvim, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Para vacinar, os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica para comprovar a doença, enquanto os demais devem apresentar um documento para confirmar a função exercida. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, na primeira etapa foram vacinados 359 trabalhadores da saúde (98,62%) e 2.316 idosos (101,62%).
A última etapa começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
De acordo com recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a vacina de 2020 previne contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. O objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação e atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Publicação: 17-04-2020