quarta-feira , 18 setembro 2024
Home destaque Esportes cria projeto ‘Sobre Rodas’ para atender cadeirantes de Buritama
destaqueEsporte e Lazer

Esportes cria projeto ‘Sobre Rodas’ para atender cadeirantes de Buritama

Três vezes por semana, o casal André Martins e Sueli Ferreira Dias Martins, encontram os professores Anderson Davi Rosa e José Mário Caetano da Silva, em Buritama, para praticar basquete e exercícios funcionais no Centro Recreativo e Esportivo dos Trabalhadores (Ceret).

O casal supera os desafios com dedicação, suor e uma dose de bom humor. O André teve paralisia cerebral durante a infância e passou a depender da cadeira de rodas para se locomover e a Sueli perdeu os movimentos das pernas depois de um acidente de trânsito. O que eles têm em comum é o amor entre eles e a paixão pela atividade física.

Sueli frisou que antes do projeto no Ceret, ela e seu marido buscavam atendimento na cidade de São José do Rio Preto. “Agora tudo ficou mais acessível e não vamos parar, temos muito a evoluir. Temos professores responsáveis que nos faz motivar a ter o compromisso de vir nas aulas”, comentou ao salientar que não vê a cadeira de rodas como limitação. “No começou não foi fácil, mas hoje já me acostumei”, acrescentou.

Eles estão casados há seis anos e para André a preguiça não pode fazer parte da rotina dentro da atividade física. “Na verdade, estava muito complicado para ir treinar em Rio Preto devido ao transporte, por isso o Ceret está sendo muito importante para mim. Para mim, a cadeira rodas não é uma limitação e, sim, uma liberdade”, elencou.

“Nós queremos que mais pessoas participem do projeto, não apenas para termos um time de basquete adaptado. O esporte é um meio de inclusão e sabemos que a atividade trás reflexo no físico e emocional das pessoas. A atividade física é fundamental para proporcionar qualidade de vida a todos”, disse o diretor.

Segundo o professor Anderson, os treinos são gratuitos e acontecem de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 9h. “Durante os treinamentos são trabalhados os membros superiores com exercícios que respeitem o limite dos alunos. A atividade contribui para a melhora da pressão arterial, diabetes, triglicérides, fortalecimento muscular, entre outros benefícios”, comentou ao concluir que o casal supera limites e adquirem autonomia.

Para o professor José Mário, o esporte ajuda na adaptação a cadeira de rodas. Ele é o responsável pelo treinamento de basquete. A atividade contribui para fortalecer os músculos dos alunos e proporcionar ao casal uma melhora significativa no humor, autoestima, aumenta a força, coordenação motora e ajuda na inclusão social.

“O basquete estimula uma maior concentração de serotonina na corrente sanguínea, diminuindo os níveis de estresse, melhorando o humor e o sono. Além disso, o esporte ajuda no desenvolvimento de novas habilidades, aprimora os reflexos, auxilia no trabalho em equipe e gera novas experiências relacionais”, disse Silva.

De acordo com o diretor de Esportes e Lazer, Cristiano Goncalves de Oliveira, o projeto ‘Sobre Rodas’ iniciou em setembro deste ano em parceria com o Departamento de Saúde, com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre pessoa com deficiência e resgatar seu convívio social.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Publicação: 06-11-2023 – às 16h10

Related Articles

Defesa Civildestaque

Usina Hidrelétrica faz testes de sirenes que alertam sobre riscos de inundação

A usina Hidrelétrica Nova Avanhandava de Buritama realiza hoje, a partir das...

CulturadestaqueSem categoria

Festival ‘Buritama tem talento’ realiza semifinal nesta segunda; programação terá roda de viola com Yassir Chediak

Festival ‘Buritama tem talento’ irá movimentar a cidade com a disputa da...

Culturadestaque

Cultura abre inscrição para oficina de cinema

Com o objetivo de ensinar o público infantil sobre cinema, o Departamento...

Desenvolvimento Econômicodestaque

Secretária Natália Resende visita obras para ampliação da Hidrovia Tietê-Paraná nesta sexta-feira

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, e...

Tamanho da fonte