Oficina debate a adaptação de livros para o cinema

Cada história é única e traz uma reflexão ou estimula a imaginação e como seria a adaptação de um livro para o cinema? A pergunta foi respondida durante a oficina gratuita ‘Como os livros se tornam filmes’, com o professor Marcelo Lyra. O curso aconteceu ontem (22), na Biblioteca Municipal.

A oficina abordou as diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos de obras seguida da exibição de cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos.

Segundo a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a oficina contou com o apoio do Governo do Município de Buritama, através do Departamento de Cultura. “Todos os cursos são importantes para a formação e tem como intuito despertar o interesse da população para a arte”, salientou.

Esta atividade faz parte do programa Pontos MIS, uma iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que promove a difusão cultural em diversos municípios, oferecendo acesso a sessões de cinema gratuitas, oficinas, palestras e exposições.

Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.

Filmes estudados:

Marcelo Lyra

Professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico.

Publicação: 23-10-2024 – às 07h24