Habilidade e talento com as mãos são os principais requisitos para que homens e mulheres possam se aventurar na produção de peças artesanais. Ofício pode contribuir para mover a economia, com a possibilidade de criar novos empregos. O artesanato é hoje muito mais do que uma forma de expressar arte, tornou-se uma fonte de renda.
Em Buritama, o curso de artesanato para datas comemorativas realizado entre os dias 04 a 08, na Biblioteca Municipal, incentivou a criatividade e estimulou a capacidade dos participantes em aprender uma nova profissão. As aulas foram ministradas por Olga Pantolfi Bortoletti, de Tupã, e contou com a participação de 10 pessoas.
De acordo com a instrutora, os alunos utilizaram bucha vegetal, palha de milho, casca de tronco de bananeira, cipó, casca de ovos tingidos, entre outros. Olga comentou que foram produzidas as seguintes peças: cavalinho de montar, presépio com José, Maria e o menino Jesus, porta ovos de Páscoa com coelho, porta-retrato, porta joias com mosaico de casca de ovos e guirlanda de natal.
“O artesanato está em alta e quando é utilizado matéria-prima retirada da natureza tem muito mais valor”, comentou Bortoletti, ao salientar que é fundamental que os alunos busquem aprender novas técnicas e habilidades. “Com dedicação e novos aprendizados, a confecção das peças ficará mais fácil”, enfatizou.
De acordo com a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, o curso é oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Governo do Município. A diretora comentou que o artesanato é um eixo integrador da cultura e uma possibilidade de desenvolvimento econômico regional.
“O artesanato como expressão cultural é definido como um completo de atividades de natureza manual, onde os participantes expressam sua criatividade, além disso, toda capacitação disponibilizada também novos aprendizados e a possibilidade de transformar o conteúdo em uma nova fonte de renda”, explicou Luciene.
Mais informações sobre a programação cultural podem ser obtidas pelo telefone (18) 3190-1282. Outra opção é na Biblioteca Municipal que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, fica na rua Rui Barbosa, 16 – centro.
Este conteúdo é baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, da qual o Governo do Município de Buritama é signatário desse 2021.
Publicação: 11-11-2024 – às 13h56