Buritama inicia projeto “Espaço Árvore” nos prédios públicos

SAAEMB
foto-01

O Governo do Município implantou o projeto ‘Espaço Árvore’ para o plantio de novas espécies em prédios públicos da cidade. O objetivo é ampliar a arborização urbana e atender uma diretiva do programa Município VerdeAzul. Está em estudo a criação de uma lei para instituir o projeto em novos loteamentos, parcelamento de solo, prédios e em vias de acesso.

O plantio já aconteceu nos prédios no Saaemb (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente), Cras (Centro de Referência da Assistência Social) e nas creches José Carlos Pereira e Padre Wladyslaw Musial. A próxima ação está prevista para o recinto de festas do peão ‘Odilon Ferreira de Almeida’. Segundo informações do Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) a meta é realizar o projeto em todos os prédios públicos que não possui árvores.

Para a integrante do conselho, Letícia Souza Possani, o ‘Espaço Árvore’ é o local destinado ao plantio de árvores nas calçadas (berço ou canteiro). Segundo ela, a espécie é escolhida com base no tamanho e desenvolvimento do tronco e raízes. “A meta é arborizar, sem prejudicar o calçamento, ao mesmo tempo, garantir o crescimento saudável das mudas”, comentou.

De acordo com Letícia, já foram plantadas 14 mudas das espécies: Resedá, Ipê, Oiti, Quaresmeira, uma goiabeira e uma acerola. “O espaço é um ganho ambiental ao município. Uma cidade mais arborizada traz muitos benefícios para a qualidade da vida da população”, comentou ao salientar que o verde é importante para a saúde humana. “Com o Espaço Árvore haverá maior permeabilidade de água para o crescimento, permitem a melhor fixação das raízes no solo, além da cidade ganhar em beleza, segurança e cuidado com o meio ambiente”, destacou Letícia.

Manutenção

Para garantir a qualidade da muda e seu crescimento saudável, o Comdema (Conselho Municipal do Meio Ambiente) continua acompanhamento o desenvolvimento da ação e cada setor fica responsável por cuidar da árvore. “A manutenção já começa após o plantio. Já iniciamos a irrigação, já que estamos em um período de estiagem e de altas temperaturas no interior paulista”, explicou Letícia Souza Possani, integrante do conselho.

Para ela, ações de plantio ajudam a cidade a ampliar a conscientização da população sobre a importância da preservação da natureza. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam aderir ao plantio de árvores em suas casas e propriedades, portanto, com essa ação poderemos oferecer sombra e melhorar o clima de Buritama, além de atrair de volta os pássaros e o verde para dentro do município”, finalizou Letícia.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa

Publicação: 01-08-2019

 

 

Ler também

01

Governo do Município reformula Decreto para combate ao coronavírus

Como prevenção ao coronavírus (COVID-19), o Governo do Município, por meio do Decreto 4.335, de 20 de março de

Leia Mais...
foto-01-2

Prainha será fechada para prevenção ao coronavírus

O Departamento de Cultura e Turismo irá fechar a partir de hoje (20) o parque turístico ‘João Simão Garcia’,

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu