Alunos de Turismo Rural promovem Festival Gastronômico em Buritama

Turismo
01

A gastronomia é uma espécie de elemento cultural, símbolo de identidade e um meio de integração para valorizar costumes e as memórias de um povo. Não é à toa, muitas pessoas procuram em roteiro de viagens conhecer e experimentar a culinária regional durante as férias ou em pequenos passeios. Os alimentos estão entre as principais despesas dos turistas durante seu período de descanso.

Aliado ao desejo de explorar novos sabores, alunos do curso de Turismo Rural, em Buritama, realizaram na quinta-feira, 28 de novembro, festival gastronômico para empresários e autoridades da cidade. “A força que vem do campo” foi tema do evento e apresentou comidas típicas do interior paulista como pururuca, linguiça de porco, arroz com açafrão e suã, carne de porco na lata, entre outras opções do cardápio.

Segundo o instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Antônio Carlos Covolan, a força que vem do campo atinge aos poucos a culinária em Buritama. O objetivo, para ele, é oferecer aos participantes do curso, o aprendizado em desenvolver um cardápio ligado a questão cultural com base em planejamento, execução e avaliação do evento.

“Proporcionar ao aluno o entendimento e aplicações de legado cultural, transformando isso em produto turístico. O Senar segue capacitando pessoas para o empreendedorismo em turismo, além de formar opinião, sensibilizar pessoas paras as questões de turismo”, explicou Covolan que em 2020 está previsto para acontecer a 3ª edição do curso de Turismo Rural.

O curso apresentou os temas: oportunidades de empreendimentos, identidade e cultura, gestão de empreendimentos, atividades turísticas no meio rural, ponto de venda de produtos, meios de hospedagem, meios de alimentação, atendimento e encantando o cliente, festival gastronômico e consolidação do programa. “A capacitação é um ponto fundamental para o ranqueamento que eleva 3 MIT [Município de Interesse Turístico] a título de estância a ser aplicado em 2020”, comentou Covolan.

Elson Granzoto, integrante do Turismo Rural, resolveu participar do curso para se tornar guia turístico. “Aprendi como planejar um empreendimento rural, lidar e a distinguir o turista. Um dos meus destaques do festival é o atendimento, fazer o resgate nas lembranças do turista, proporcionar a ele muita satisfação e que ele possa voltar outras vezes em nossa cidade”, comentou.

Para Maria Aparecida Marques, o conhecimento adquirido no curso pode se transformar em um novo empreendimento na cidade. “A lição é que a união de pessoas com boa vontade, independente da idade, trás para muitos momentos de prazer, conviver, conhecer, relacionar, aprender, realizar e transmitir. Pretendo fazer uma pesquisa e alinhar uma frente de trabalho para festivais interativos e até mesmo incluir empresários, sitiantes, entre outros”, concluiu.

Para o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, todo aprendizado oferecido pelo curso de Turismo Rural poderá se transformar em oportunidades para o mercado. “Quando as potencialidades são identificadas é possível criar novos empreendimentos turísticos. Após conseguir o título de município de interesse turístico, a cidade trabalha para ser estância turística, além de mais recursos, novas atividades podem surgir e garantir lucro a quem souber investir no turismo”, explicou.

A capacitação é realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com apoio do Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), em parceria com o Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Cultura e Turismo e Casa da Agricultura.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 02-12-2019

Ler também

01

Governo do Município reformula Decreto para combate ao coronavírus

Como prevenção ao coronavírus (COVID-19), o Governo do Município, por meio do Decreto 4.335, de 20 de março de

Leia Mais...
foto-01-2

Prainha será fechada para prevenção ao coronavírus

O Departamento de Cultura e Turismo irá fechar a partir de hoje (20) o parque turístico ‘João Simão Garcia’,

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu