Customizar peças pode atrair a atenção do consumidor e vencer a concorrência

Geral
01

Se você tem uma roupa velha, em desuso e quer dar uma repaginada, a alternativa é customizar para reaproveitar no dia a dia. Em Buritama, acontece o curso de customização de roupas. O objetivo é ensinar as alunas a transformar uma peça em produto exclusivo, diferente de tudo que se vê nas lojas, inovando ao aplicar estampas e adereços. A capacitação é uma parceria entre Fundo Social de Solidariedade e Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

As monitoras Rita Cristina de Matos Feroldi e Sueli Cristina Maciano são as responsáveis pela capacitação. O curso conta com 10 participantes e as aulas acontecem nas quartas-feiras, das 13h às 17h, divididas em duas turmas, com duas horas de duração. A formação é gratuita e a meta é dar oportunidade às participantes do projeto em desenvolver habilidades que as qualifiquem para o mercado de trabalho. Quem concluir o curso, recebe certificado de participação.

Segundo Sueli, as participantes vão aprender a customizar roupas, bolsas feitas de calças jeans, aplicação de patchwork em peças usando a reciclagem. “A maior parte dos materiais usados na confecção das peças vem das doações para o Cabide Solidário, onde é feito uma seleção para ser reaproveitado. A finalidade do curso é desenvolver um trabalho com as participantes usando jeans e materiais recicláveis com muita criatividade”, enfatizou.

A instrutora Rita informou que a oficina teve início em janeiro e terá duração de cinco meses. Ela ressaltou que todas as roupas alteradas seguem para o Cabide Solidário que funciona no prédio do Fundo Social. “Com as roupas de doações, transformamos em peças customizadas, após as alterações, as peças vão para o cabide. Aqui as participantes aprendem a transformar roupas que não usam, em peças úteis para o dia a dia”, explicou.

Luciana Thomé Polveiro, uma das participantes, disse que deseja aprender todas as técnicas de customização para poder aproveitar as peças que eram esquecidas no seu guarda-roupa. “Objetivo de não precisar mais pagar por algo que eu possa eu mesmo fazer e também ser uma fonte de renda”, salientou.

Para Elizete Silva Pimentel, o curso ajudará a desenvolver novas habilidades e ampliar a criatividade no artesanato e costura. “Tenho por objetivo aumentar o leque de opções em trabalhos manuais e assim ter uma renda extra”, frisou ao concluir que ainda não trabalha na área de customização, no entanto, realiza trabalhos com artesanato.

Para a diretora da Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, as oficinas gratuitas de customização, reparos, costura e modelagem oferecem teoria e prática e podem ser um diferencial na vida das participantes, tendo a possibilidade de se tornar uma empreendedora. Gislaine disse ainda que há opções de oficinas que são ofertados durante todo o ano e o interessado pode escolher a que se identifica. “Estamos oferecendo oportunidades de aprendizado e treinamento com a chance de cada uma aplicar o conteúdo em seu benefício”, explicou Gislaine.

De acordo com a presidente do Fundo Social, Sirley Zacarias dos Santos, o objetivo é realizar oficinas para melhorar a qualidade de vida das famílias carentes da cidade. “Os programas e cursos visam resgatar a autoestima e dar dignidade por meio da autonomia, além disso, é uma alternativa para combater as desigualdades sociais e gerar renda para as participantes”, enfatizou.

Informações (18) 3691-1535 ou no prédio do Fundo Social de Solidariedade localizado na rua Marechal Deodoro, 755, Livramento, com atendimento das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 27-02-2020

Ler também

01

Governo do Município reformula Decreto para combate ao coronavírus

Como prevenção ao coronavírus (COVID-19), o Governo do Município, por meio do Decreto 4.335, de 20 de março de

Leia Mais...
foto-01-2

Prainha será fechada para prevenção ao coronavírus

O Departamento de Cultura e Turismo irá fechar a partir de hoje (20) o parque turístico ‘João Simão Garcia’,

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu