Governo do Município faz inspeção de fumaça preta em veículos a diesel

SAAEMB
02

O Governo do Município, por meio do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), realizou ontem (4), avaliação para medir a opacidade de fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel. Os veículos com cálculos negativos serão encaminhados para manutenção. O objetivo é controlar a emissão de gases que degradam o meio ambiente e podem trazer problemas à saúde. As viaturas aprovadas recebem certificado no momento da avaliação.

Com o teste, é possível verificar se o veículo está bem regulado ou se precisa de manutenção. O método baseia-se na Escala de Ringelmann e está regulamentado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Durante a vistoria foi utilizado um cartão com cinco padrões de cinza, do mais claro até o preto. A meta é comparar a tonalidade da fumaça aos padrões de cinza.

A atividade faz parte do Programa Município VerdeAzul e segundo a integrante do conselho, Letícia Souza Possani, as partículas de fumaça fora do padrão causam danos à saúde, como irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções e doenças crônicas. “A fumaça preta é um problema para o meio ambiente e para a saúde pública devido ao alto teor de poluentes, que pode causar graves doenças”, disse.

Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

Publicação: 05-03-2020

Ler também

01

Governo do Município reformula Decreto para combate ao coronavírus

Como prevenção ao coronavírus (COVID-19), o Governo do Município, por meio do Decreto 4.335, de 20 de março de

Leia Mais...
foto-01-2

Prainha será fechada para prevenção ao coronavírus

O Departamento de Cultura e Turismo irá fechar a partir de hoje (20) o parque turístico ‘João Simão Garcia’,

Leia Mais...
foto-10

Em tempos de prevenção ao coronavírus, Saúde mantém ações de combate à dengue

O Departamento de Saúde atua na prevenção ao coronavírus (COVID-19). O município registrou um caso suspeito da doença e

Leia Mais...

Mobile Sliding Menu