Prefeito Rodrigo assina convênio do programa Viva Leite

O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos assinou na quinta-feira, 12, convênio do programa Vivaleite. Participaram do evento a primeira-dama Sirley Zacarias dos Santos, a diretora do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues. Esteve presente o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, o deputado estadual, Itamar Borges (PMDB), a diretora técnica da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Alta Noroeste), Martha Helena Pimenta e o diretor do programa Viva Leite, Paulo Roberto Uehara.

O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e vitaminas A e D. Recebem o leite, crianças em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Cada beneficiário ganha 15 litros de leite por mês. Participam do programa crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses.

Para o prefeito Rodrigo, a assinatura do convênio fortalece o vínculo com o Estado e os municípios. “É de extrema importância participar destes encontros, pois além de assinar o convênio, recebemos informações dos projetos desenvolvidos no Estado”, afirmou ainda que “com os programas estaduais conseguimos trazer mais recursos para a população carente e atender crianças, jovens, adultos e idosos”, disse.

Durante a assinatura do convênio, o prefeito Rodrigo explicou ao secretário Pesaro que os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010 sobre o número de habitantes de Buritama estão defasados. Atualmente, a população gira em torno de 20 mil habitantes.

“O secretário pediu para entrar em contato com ele para rever a questão, o que beneficiará a cidade com a atualização, pois sem essa mudança o município está sendo penalizado e perde recursos”, comenta.

Segundo a primeira-dama, Sirley Zacarias dos Santos, o programa VivaLeite é essencial para atender as crianças com risco nutricional. “É importante para o município oferecer o leite para as crianças. Por ser um alimento completo, pode trazer benefícios para a saúde em todas as fases da vida. Dentre elas, a infância é a fase em que seu consumo é mais importante”, sintetiza.

A diretora do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, reforçou a importância da renovação do convênio. “Além de ser uma ação social, contribui com a saúde e o desenvolvimento das crianças, sendo um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo. O programa Vivaleite é o maior programa de distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil”, finaliza.

De acordo com o secretário Floriano Pesaro, o Governo do Estado de São Paulo prioriza a questão da segurança alimentar para levar alimentos nutritivos e de alta qualidade, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social. “São Paulo possui os dois maiores programas de segurança alimentar do país, o Vivaleite e o Bom Prato. Como diz o governador Geraldo Alckmin, uma boa alimentação é o melhor remédio para a saúde”, diz.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa