Projeto Rio Limpo acontece na prainha de Buritama

As águas do rio Tietê percorrem o interior de São Paulo e tornaram-se pontos turísticos nos municípios. Um dos locais de lazer é o parque turístico João Simão Garcia, popular prainha de Buritama. A Cidade recebe no dia 12 de fevereiro a partir das 9h, voluntários do projeto Rio Limpo para fazer a limpeza aquática do parque. Os organizadores são de José Bonifácio e Bady Bassitt e contam com integrantes de São José do Rio Preto, Araçatuba, Potirendaba, Serrana, Mirassol, Fronteira, Adolfo, Catanduva e Buritama.

O projeto Rio Limpo é formado por um grupo de amigos praticantes da pesca subaquática. De acordo com o coordenador Flávio Garcia Leal, a iniciativa surgiu após constatar durante os mergulhos o acúmulo de lixo no fundo dos rios. Ele informou que já foram retirados garrafas, latinhas, sacolas, pneus e redes de pesca abandonada. “A retirada é feita de forma aleatória, daí surgiu à ideia de realizarmos uma ação em massa, focada na retirada de lixo em determinados locais”, explica.

O objetivo é ambicioso, porém, viável: a ação cria um ambiente de diálogo entre os voluntários e turistas a fim de reduzir os índices de poluição no rio. Para reverter esse cenário de degradação, o projeto Rio Limpo trabalha com 70 voluntários durante a realização da coleta de lixo no fundo e margem do rio. Ao final da jornada, o “Rio Limpo tem o sentimento de ter cumprido sua meta de conscientizar a população e turistas sobre a importância da correta destinação dos resíduos sólidos”, comenta.

Leal disse que a proposta do projeto é retirar todo o material possível para melhorar o habitat aquático das espécies. “É preciso preservar e conscientizar as pessoas que não conseguem visualizar o fundo dos rios que se cada um fizer sua parte, descartando o lixo em locais corretos, a natureza agradece”, observa.

Após a retirada do lixo, o Governo do Município de Buritama dará um destino correto a todo material recolhido. O evento conta com o apoio da polícia ambiental para garantir a orientação ao tráfego de embarcações e evitar acidentes. A meta dos integrantes é criar um calendário anual de atividades para realizar a limpeza em outros rios e não somente no período da Piracema.

O projeto Rio Limpo já aconteceu na prainha de Ubarana. No local, foram encontrados objetos como barco, óculos, roupas, calçados e tambores, além de garrafas pets, latinhas e sacolas de compras, ao todo foram retirados aproximadamente 3 mil toneladas de lixo. Buritama é a segunda cidade da região do noroeste paulista a receber o projeto. A organização quer estender a limpeza em prainhas das cidades de Mendonça, Sales e Adolfo. Os municípios de Paulo de Faria, Icém, Mira Estrela, Cardoso e Indiaporã banhados pelo Rio Grande também estão em estudo.

“Devido à grande concentração de pessoas, as prainhas são os locais onde se encontram mais lixos submersos. Um banhista toma a sua bebida dentro d’água e raramente vai para a areia procurar uma lixeira para descartar sua latinha ou garrafa. Orientando e mostrando que se cada um fizer sua parte diminuirá os riscos de acidentes, melhorando a qualidade do ambiente que todos gostam tanto de desfrutar”, reforçou que já foram encontrados latas cortantes, garrafas e copos de vidros quebrados nestas ações.

ADMINISTRAÇÃO

Este será o primeiro projeto Rio Limpo, o objetivo do Governo do Município de Buritama é realizar a ação a cada semestre. A revitalização da Prainha municipal é projeto da administração. Várias mudanças já estão ocorrendo mesmo com pouco mais de um mês do novo governo, dentre as principais ações estão à ação de limpeza, segurança e entretenimento.

“O objetivo é enaltecer toda a beleza natural da região, proporcionar conforto e segurança para os frequentadores e realizar um trabalho de conscientização e educação ecológica, demonstrando para a população o quanto a falta de consciência prejudica a natureza”, explica o diretor da Administração Ossival Sanches Ferreira.

O Governo do Município disponibilizará toda a infraestrutura para os mergulhadores, como alimentação, local para descanso e confraternização, além de maquinários como caminhões e tratores, que darão destino correto ao lixo recolhido.

Texto: Assessoria de Imprensa