Projeto Rio Limpo retirou 3 toneladas de lixo da prainha de Buritama

Para os banhistas, o último domingo, 12, foi diferente. O parque turístico João Simão Garcia, conhecida como prainha de Buritama, recebeu cerca de 20 voluntários do projeto Rio Limpo para fazer a limpeza das margens e fundo de locais específicos. Por causa do interesse pela pesca aquática, surgiu a necessidade de contribuir para a melhoria do meio ambiente.

Em Buritama a ação retirou latinhas, garrafas pets, cadeiras de plástico, rede de pesca, armadilhas feitas por pescadores, anzóis, pneus, óculos e roupas. O mais inusitado foi a retirada de parte de um tanquinho de lavar roupas. Além dos voluntários, estiveram presente o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, diretores e vereadores.

De acordo com o coordenador Flávio Garcia Leal, o trabalho deve acontecer até o final da temporada de pesca, em outubro desde ano. Leal conta que, após finalizar a ação, o Rio Limpo tem o sentimento de dever cumprido. Sua meta é conscientizar a população sobre a importância da preservação do local e a destinação correta dos resíduos sólidos.

“Devido à grande concentração de pessoas, as prainhas são os locais onde se encontram mais lixos submersos. Um banhista toma a sua bebida dentro d’água e raramente vai para a areia procurar uma lixeira para descartar sua latinha ou garrafa. Orientando e mostrando que se cada um fizer sua parte diminuirá os riscos de acidentes, melhorando a qualidade do ambiente que todos gostam tanto de desfrutar”, salientou.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a ação de limpeza na prainha de Buritama reforça a necessidade de preservar o local. Rodrigo disse que, os banhistas precisam ter consciência ao descartar o lixo em locais próprios.

“Se não houver a conscientização dos turistas e população da cidade não é possível manter a limpeza no fundo do rio. É importante que cada pessoa faça sua parte e contribua com o meio ambiente. Não podemos permitir que a falta de respeito de uma pessoa prejudique a diversão de outras”, ao concluir que, a meta da administração é conseguir o selo de estância turística.

 ADMINISTRAÇÃO

 O objetivo do Governo do Município de Buritama é realizar a ação a cada semestre. A revitalização da prainha municipal é projeto da administração. Várias mudanças já estão ocorrendo mesmo com pouco mais de um mês do novo governo, dentre as principais ações estão a de limpeza, segurança e entretenimento.

“O objetivo é enaltecer toda a beleza natural da região, proporcionar conforto e segurança para os frequentadores e realizar um trabalho de conscientização e educação ecológica, demonstrando para a população o quanto a falta de consciência prejudica a natureza”, explica o diretor da Administração Ossival Sanches Ferreira.

O Governo do Município disponibilizou toda a infraestrutura para os mergulhadores, como alimentação, local para descanso e confraternização, além de maquinários como caminhões e tratores, que deram destino correto ao lixo recolhido.

“Nossa intenção é transformar o município em estância turística e valorizar as belezas naturais, bem como garantir que Buritama esteja na escolha dos turistas que fogem dos grandes centros para descansar e desfrutar do rio Tietê”, finaliza o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa