Geraldo Alckmin dá início à ampliação do canal da Usina Nova Avanhandava em Buritama

O Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, recebeu na quinta-feira, 23, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) para dar início às obras de ampliação e assoreamento do canal da Usina Hidroelétrica Nova Avanhandava, localizada em Buritama. Um dos benefícios é a continuidade da navegação em situações de estiagem, com maior flexibilidade na operação dos aproveitamentos hidrelétricos de Três Irmãos e Ilha Solteira, além da eliminação de conflitos entre geração e navegação.

Esteve presente o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella Lessa, os Deputados Estaduais Roque Barbieri (PTB), Carlão Pignatari (PSDB) e Marco Vinholi (PSDB), os Deputados Federais Evandro Herrera Bertone Gussi (PV) e Fausto Ruy Pinato (PP), o Secretário de Estado de Logística e Transportes, Alberto José Macedo Filho, o Diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, Jairo de Almeida Machado Júnior e o Diretor Regional DR 11 de Araçatuba, Carlos Eduardo Sartori Valdiviezo.

De acordo com Alckmin, o objetivo da obra é aprofundar o canal de acesso à eclusa em até 2,4 metros, em 10 km de extensão. Disse também que as obras são de caráter estruturante e que serão muito importantes para o desenvolvimento da região e do País. “Havia um gargalo aqui em Nova Avanhandava que será resolvido com o rebaixamento do pedral”, afirmou. “O ano passado, batemos o recorde de transporte pelas hidrovias, 8,7 milhões de toneladas, e acho que poderemos ir rapidamente a dois dígitos e transportar mais de dez milhões de toneladas”, disse o governador sobre o movimento de cargas pela Hidrovia Tietê-Paraná.

Segundo dados do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o volume de escavação é de 700 mil metros cúbicos em rocha e 540 metros cúbicos em solo, equivalente ao volume de 500 piscinas olímpicas. O prazo de execução gira em torno de 29 meses, previsto para julho de 2019, com investimento de R$ 21,5 milhões do Estado e de R$ 181,5 milhões do Governo Federal. Serão gerados 350 empregos diretos e 1050 indiretos.

Para o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a visita do Governador Alckmin foi importante para dar início às obras da usina em Buritama. “Conseguimos fazer solicitações e entregar projetos ao Governador e deputados para garantir investimentos ao município”, Rodrigo salientou ainda que além dos novos postos de emprego que serão gerados, o comércio deve ser beneficiado, em razão do aumento do fluxo dos novos trabalhadores e receberá também ISS (Imposto de Serviços Sobre Qualquer Natureza) para investir no município.

Rodrigo ressaltou também que a obra é importante e vai economizar muito. “Cada barcaça vai valer por 200 caminhões, vai transportar mais, vai economizar e vai diminuir o consumo de diesel. Parabéns para o Governador e ao Ministro pela iniciativa. Gostaria de fazer um pedido para o governador que Buritama pudesse ser sede da empresa que vai realizar a obra. Gostaríamos de alojar as pessoas, estaríamos fomentando nosso comércio. Somos privilegiados com a arrecadação que essa obra vai nos gerar e pedimos que o Governador de atenção ao projeto de interesse turístico de Buritama feito pelo deputado Carlão Pignatari”, finalizou o prefeito.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa