Caso: Escorpião – Nota de esclarecimento do Governo do Município de Buritama

NOTA

Governo do Município de Buritama

 Assunto: Caso escorpião

Tendo em vista o acidente com o escorpião ocorrido ontem (segunda-feira, 13) na EMEF Nossa Senhora do Divino Livramento, o qual deu origem ao acidente com uma criança, na área do refeitório, próximo ao bebedouro, após comunicado a Divisão das Vigilâncias, a mesma tem a informar que realiza mensalmente uma visita no local, com o intuito de combater e prevenir o mosquito transmissor da Dengue e de animais peçonhentos como o escorpião.

É importante frisar que é realizado diariamente pelo controlador de Vetores e agentes comunitários, trabalho de vistoria e orientação de combate a Dengue e escorpião por toda a cidade. Todos os agentes de controle de Vetores, Zoonoses e Vigilância, ao receber uma notificação, é destinado um profissional para fazer um trabalho educativo e de vistoria no local com levantamento que inclui motivo do aparecimento, tendo em vista que em muitos casos, o escorpião está alojado na rede de esgoto.

No ato do comunicado da ocorrência, o Coordenador da Divisão das Vigilâncias Luiz Carlos Dias e o Coordenador de Campo do Departamento de Vetores Vanderlei Barbosa estiveram no local onde juntamente com a diretora da escola, Sandra Elena Fernandes Martinho Pereira, realizaram uma varredura intra e peri da escola. Foram feitas orientações para algumas adequações e para a prevenção de novos acidentes com estes animais.

Foi entregue folhetos informativos e esclarecedores, reforçando assim as orientações sobre os cuidados em caso de acidentes. Segundo Normas técnicas não existe agente químico para controle do animal peçonhento, pois o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, torna o tratamento químico ineficaz.

Conforme a inspeção realizada foi solicitada ao Departamento de obras do Governo do Município de Buritama para providenciar as adequações em frestas e caixas de inspeção que apresentem rachaduras e possam servir de moradia do animal peçonhento, tendo em vista do mesmo ter maior hábito de procurar alimentos nas redes de esgoto, solicitação que foi acatada de imediato pelo responsável pelo Departamento de Obras Jaime Sampaio.

O Diretor do Departamento Municipal de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, nos relatou que estão sendo tomadas todas as providências para prevenir novos acidentes, sendo que no ato das notificações de aparecimento de escorpiões é deslocada até os locais uma equipe para realização de trabalho educativo e Bloqueio.

Ainda o Diretor informa que está sendo prestada toda assistência à criança e a sua família.