Buritama conta com Centro de Atenção Psicossocial

Um dos maiores problemas das famílias são as drogas e o alcoolismo. Tratamento em clínicas particulares para pessoas de baixa renda pode ser um sonho distante. Em Buritama, o CAPS-1 (Centro de Atenção Psicossocial) é uma unidade de saúde que realiza atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. O local oferece ainda acolhimento para portadores de necessidades especiais e atende também pacientes de Turiúba, Brejo Alegre e Lourdes.

O local conta com uma equipe de sete funcionários, entre assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicóloga e técnico em enfermagem. Está em processo de licitação a contratação de um médico psiquiatra. A unidade desenvolve um trabalho ligado à atenção direta da promoção de vida comunitária e da autonomia do usuário.

De acordo com a coordenadora Camila Fernanda dos Santos, o cuidado aos usuários exige condições que respeitem o indivíduo enquanto pessoa para a inserção social, profissional e familiar. Citou também que o objetivo é minimizar o número de internações de pacientes com transtornos mentais e usuários de álcool e outras drogas.

 “Os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional. Além disso, semanalmente acontece a reunião da equipe que, entre outros, tem o objetivo de discutir os casos a partir do olhar de cada profissional na sua formação técnica”, disse ainda que são realizadas visitas, orientações, contatos telefônicos, atendimentos e reuniões. “Tudo o que acontece com os pacientes é transmitido à família”, elenca.

O tratamento também prioriza a participação da família do dependente. “Pacientes com transtornos ou com dependência química são como qualquer outro ser humano acometido por uma doença crônica. A dificuldade no manejo precisa de envolvimento familiar e comprometimento com o tratamento. Sendo assim, o prognóstico pode ser favorável e haver estabilidade do quadro”, afirma.

Para o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o Caps é uma unidade de acolhimento na sociedade. “O principal objetivo não é só proporcionar atividades aos pacientes, mas garantir que ele se sinta acolhido, que receba o tratamento adequado e consiga se sentir importante na sociedade”, ao afirmar que os profissionais do CAPS são capacitados para promover os trabalhos com qualidade e eficiência.

PROJETO

O CAPS atende pacientes com dependência de drogas, álcool, com diagnóstico de transtorno bipolar, esquizofrenia, depressão grave e fobias. A equipe realiza atendimentos individuais e em grupos terapêuticos e educacionais, oficinas e atendimento familiar. O tratamento varia de acordo com a necessidade de cada paciente.

SERVIÇO
O CAPS funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h. Endereço: Rua Arino Della Colleta, nº 235, Cidade Nova. Informações pelo telefone (18) 3691-2668.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa