Governo do Município de Buritama promove educação nutricional nas escolas

O índice crescente de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil, que resulta em consequências negativas, como redução da qualidade de vida, preocupa o Governo do Município de Buritama.

O projeto de educação nutricional coordenado pela nutricionista Francis Marta Dorte, em parceria com a estagiária do último ano de Nutrição, Larissa Cristina Dias, procura reeducar os alunos da rede municipal de ensino sobre alimentação saudável. As visitas acontecem semanalmente e as profissionais apresentam a pirâmide alimentar e fazem degustação de frutas.

De acordo com a nutricionista Dorte, em 2016, o índice de obesidade e sobrepeso nas escolas municipais era de 50%, o que, segundo ela, é alto. “É oferecido fruta e salada na merenda escolar e aprender o que comer é importante para evitar comida calórica.”, diz. Para Dias, o projeto apresenta outras possibilidades de alimentação. “Estou achando essa experiência maravilhosa e extremamente gratificante, pois esta sendo um prazer enorme lidar com as crianças e poder auxiliar na busca por hábitos de vida mais saudáveis que possivelmente, se bem trabalhados agora na infância, provavelmente perdurem até a vida adulta”, comenta.

Dorte enfatizou que a educação nutricional tem que começar cedo. “A criança aprendendo a se alimentar corretamente desde pequeno cresce com hábitos alimentares saudáveis o que pode evitar vários tipos de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão”, finaliza.

Para o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o fato da alimentação saudável estar diretamente ligada à saúde geral e qualidade de vida, medidas de prevenção nas escolas municipais contribuem para estabelecer hábitos saudáveis.

“É preciso estimular os alunos a desenvolverem atividades sobre alimentação, promovendo a construção do conhecimento crítico e estimulando um viver mais saudável hoje e no futuro”, concluiu o prefeito Rodrigo.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa