Dr. Clewis participa da capacitação no Hospital de Câncer de Barretos

O médico da ESF (Estratégia da Saúde da Família) da UBS III (Unidade Básica de Saúde) Clewis Henri Munhoz participou da capacitação promovida pelo Hospital de Câncer de Barretos para discutir o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. O objetivo foi orientar e capacitar os profissionais que cuidam de crianças e adolescentes na saúde básica. Aproximadamente 250 pediatras participaram do treinamento realizado nos dias 24 e 25 de março.

A capacitação contou com palestras ministradas por profissionais do Hospital de Câncer Infanto-juvenil. A meta é tornar os médicos referência no município para criar acesso direto com os profissionais de Barretos e facilitar o envio de exames e discussão de casos.

Os médicos puderam acompanhar temas como epidemiologia do câncer infanto-juvenil, indicações de exames de imagem no diagnóstico precoce, aspectos importantes da cirurgia pediátrica, abordagem teórica e apresentação de casos de tumores ósseos, sarcomas de partes moles, tumores abdominais, leucemias, linfoma de Hodgkin, linfoma não Hodgkin e tumores cerebrais.

Segundo o médico do Hospital de Câncer de Barretos, Luiz Fernando Lopes, metade das crianças que chega para tratamento já está em estágio avançado. “A gente tem que mostrar para o pediatra como detectar a doença precocemente, pois se pacientes chegarem ao hospital tarde demais, não conseguimos melhorar a situação”, diz.

De acordo com o Diretor Municipal de Saúde, Edilson Carlos de Paiva o grande desafio ainda são as medidas de prevenção e promoção à saúde em relação ao câncer. “É de extrema relevância, quanto mais capacitado o profissional estiver, melhor a qualidade do trabalho que podemos oferecer para o nosso usuário”, ao salientar que o Governo do Município está organizando a atenção básica. “Não podemos fugir do foco da média e alta complexidade, é um desafio imenso, com fé em Deus, a ajuda e o envolvimento de todos os profissionais as coisas vão acontecendo”, concluiu.

Para o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a caminhada ‘passos que salvam’ deve contar com a participação da população. “Precisamos discutir o tema câncer infantil e termos o Dr. Cleuvis participando da capacitação é muito importante e esperamos contar com o apoio de todos, pois as crianças precisam de atenção e tratamento médico de qualidade”, finaliza o prefeito.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Hospital de Câncer de Barretos