COMTUR de Buritama se reúne para discutir ações de trabalho

O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Buritama se reuniu na quinta-feira, 6, para discutir o plano de trabalho para 2017 e apresentar o projeto de revitalização do Parque Turístico João Simão Garcia, popular prainha. Foram apresentadas propostas como a criação de ciclovia, áreas arborizadas, melhorias no trânsito e criação da feira do artesanato.

O conselho tem como atribuições conceber e estimular ações para o desenvolvimento do turismo sustentável, participar do planejamento, da administração e da fiscalização da atividade turística no município. É de responsabilidade ainda criar programas com intuito de cuidar do patrimônio histórico, cultural e ambiental, além de monitorar o crescimento do setor na cidade.

“É por isso que os conselhos municipais devem ser órgãos apartidários, ter consciência de que será um trabalho permanente, que as ações deverão ser norteadas para o desenvolvimento do turismo levando-se em consideração a cultura local, economia e meio ambiente, e que deve ser claramente definido o seu plano de trabalho”, especificou o Diretor Municipal de Turismo, Wilton Rosalino Borges.

Para a turismóloga, Érika Domingues Caldeira, o conselho tem um papel fundamental na participação social da gestão pública municipal. “Os representantes contribuem para o encaminhamento das políticas públicas de turismo e para o desenvolvimento da cidade”, comenta.

Segundo o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o COMTUR contribui para as ações a serem desenvolvidas. “O conselho é importante e será fundamental para nos auxiliar a atingir a meta de transformar nossa cidade em município de interesse turístico e após isto, em Estância Turística, o que por meio de um planejamento estratégico pautado em ações de curto, médio e longo prazo poderá ser fundamental para alcançarmos este objetivo”, concluiu.