Divisão de Educação de Buritama participa do encontro FNDE em Ação

As servidoras municipais Erika Silveira e Marli Colleta, da Divisão Municipal da Educação, participaram nos dia 19 e 20 do encontro do programa FNDE em Ação, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ligado ao Ministério da Educação (MEC). Cerca de 600 professores, diretores, agentes públicos e secretários de Educação de todo o Estado estiveram reunidos em São José do Rio Preto.

O encontro teve como principal objetivo aproximar os gestores públicos municipais do governo federal na busca de recursos e capacitação técnica sobre o desenvolvimento da educação. No dia 20, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, esteve presente no evento.

De acordo com os representantes do FNDE Rodrigo Pimenta e Carlos Fortini, que fizeram a abertura do evento, o FNDE trabalha com duas frentes principais: a capacitação técnica de gestores e o repasse financeiro para os programas de desenvolvimento da educação.

“Neste momento é muito importante que o Governo Federal se aproxime dos gestores, já que a grande maioria aqui presente, em torno de 75%, são gestores novos, que ainda não conhecem o jeito de trabalhar do FNDE. Estamos aqui para isso, para capacitá-los e para que vocês consigam enviar os projetos e melhorar a educação do país como um todo”, afirmou Rodrigo Pimenta, diretor de projetos do FNDE.

Conforme Erika Silveira, o programa procura dar apoio técnico aos municípios. “Obtivemos informações quanto a repasse de todos os recursos disponibilizados pelo governo federal e FNDE, além de conhecer todos os programas”, explicou, ao informar que durante o evento houve atendimento técnico da equipe do FNDE. “O Ministro da Educação fez liberação de recursos para obras e equipamentos referentes a Termos de Compromisso em execução”, comentou.

Para o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, frisa a importância da educação para o desenvolvimento da cidade. “A partir do momento em que nossos representantes estão mais capacitados a Divisão de Educação conseguirá criar projetos, além de estar atentos a todas as atividades do governo federal e estadual, já que todas as medidas impactam diretamente no município”, diz.

Texto: Assessoria de Imprensa