Buritama tem agência do Banco do Povo

O Banco do Povo Paulista (BPP) é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Governo do Município de Buritama que facilita o acesso ao crédito dos empreendedores de pequenos negócios, com firma aberta ou não. Atua por meio de agentes de crédito que coletam informações sobre os clientes e suas necessidades e encaminham os pedidos de financiamento para um Comitê de Crédito Municipal que irá aprovar ou não as solicitações, segundo critérios técnicos, conforme disposições previstas na Lei Estadual nº 9.533, de 30 de abril de 1997 e no Decreto Estadual nº 43.283, de 3 de julho de 1998.

O objetivo do programa é oferecer financiamentos para empreendedores formais ou informais, associações e cooperativas produtivas ou de trabalho, para capital de giro e investimento fixo. Com isso, pretende-se promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. A taxa de juros é de apenas 0,35% ao mês, pré-fixados.

Para a responsável pelo BPP de Buritama, Amábile Gabriele da Silva Carneiro, o órgão é voltado a empreendedores informais (Pessoa Física), e Formais (Pessoa Jurídica), como MEIS, Produtores Rurais, Cooperativas e Associações produtivas, formalmente constituídas. “O empreendedor deve procurar a unidade do Banco do Povo, quando irei esclarecer as dúvidas dos clientes e informar quais os documentos necessários, valor, prazo e outras condições do empréstimo”, disse.

Silva explica que o cliente precisa apresentar documentos conforme seu empreendimento e ter um avalista, e não pode ter restrições no SERASA, SCPC, CADIN. Ao apresentar todos os documentos, é feito um cadastro para análise de restrições, após é montado um processo, no qual o agente de crédito irá até o empreendimento do cliente para fotografar o ramo e atividade.

“Depois desta etapa anexamos ao cadastro do negócio e do cliente as demais informações, como por exemplo, o material ou serviço solicitado pelo mesmo. Feito todo esse processo é enviado via sistema para o analista de crédito que irá verificar qual a necessidade real do crédito a ser financiado e se pode ser concedido ou não”, salienta, acrescentando que após a análise da documentação, o prazo para liberação é de 2 a 5 dias úteis.

“O Banco do Povo é de grande importância para o empreendedor formal e informal, pois ele acredita no desenvolvimento socioeconômico gerando oportunidade de crescimento do ramo de atividade, cobrando juros extremamente baixos, em condições sociais, proporcionando ao investidor geração de renda no médio e longo prazo, além de estimular a formalização de novos empreendedores”, concluiu.

De acordo com o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, o empreendedor que solicita o crédito pode participar gratuitamente de cursos para aperfeiçoar sua capacidade de gestão. “O Banco do Povo contribui, ainda, para a geração de renda e de emprego, especialmente porque também pode ser acionado por quem está na informalidade, por associações e por cooperativas”, argumenta.

Informações pelo telefone (18) 3691-9200 – ramal (9224) ou no Paço Municipal, localizado na Avenida Frei Marcelo Manília, 700, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa