[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Divisão Municipal de Saúde de Buritama realizou ontem (18), no Centro Cultural, a 7ª conferência com o tema “A Saúde pública ao alcance de todos, quando escrita por todos” para discutir propostas no plano de saúde para os próximos quatro anos. O público foi dividido em blocos e cada trabalhou com um tema: Gestão e controle Social, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Média e Alta Complexidade e Atenção Básica.
Participaram usuários, prestadores e servidores públicos municipais. Por eixo, foram criadas dez propostas e durante a plenária os delegados com direito a voto escolheram cinco quesitos para execução até 2020. Estiveram presentes os vereadores Osvaldo Sebastião dos Santos e Vânia Terezinha Maceno Nazário e a presidente do Conselho Municipal de Saúde Leila Aparecida de Faria.
De acordo com o diretor municipal de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, a conferência está prevista no decreto municipal 3.833 e nas leis 8.080 e 8.142 que regem as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde). “Esperamos de verdade nessa conferência fortalecer o SUS, quando o povo e governo se juntam, não tenha dúvida, as coisas acontecem melhor”, explica ao salientar que o evento deve aproximar o governo dos cidadãos. “Personagens tão importante na construção da nossa história”, disse.
Para o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a conferência é importante para poder ouvir servidores e moradores do que se deve realizar na saúde. “Estou muito feliz em saber que têm muitas pessoas interessadas na saúde, sem saúde não somos nada. Precisamos nos unir e fazer tudo aquilo que nos comprometemos a desenvolver de forma diferente para a cidade. Agradeço também todo o trabalho feito pelos funcionários da saúde. Temos dificuldades e sabemos que algumas ações deveriam ser executadas pelo Estado, porém é o município que realiza, contudo, com muita fé em Deus e muito trabalho, iremos resolver da melhor forma e oferecer uma saúde de qualidade para os moradores de Buritama”, comentou o prefeito, ao dizer que o Governo do Município já investe 25% do orçamento municipal na saúde.
Segundo o vice-prefeito, Dr. Herbert da Silva Muniz, é preciso melhorar a qualidade do serviço da Santa Casa. “Para os próximos quatro anos a saúde precisa de atenção, temos uma verba engessada do SUS, entretanto, tudo que solicitei ao prefeito Rodrigo para a Santa Casa ele tem nos dado e aos poucos iremos melhorar o trabalho oferecido pela entidade. Nosso objetivo é organizar a saúde básica da família para trabalhar na prevenção. Agradecemos aos funcionários pelo trabalho desenvolvido e contamos com o apoio de todos. Tudo que for possível para melhorar a saúde oferecida para a população iremos trabalhar para desenvolver”, disse.
Para Vânia Maceno, o objetivo é ter uma saúde melhor. “Uma saúde com qualidade. Estamos tentando resolver e nosso objetivo é sanar as questões com carinho e respeito”, observou. Já o vereador Osvaldo dos Santos (Vardão) frisou “que aconteça uma melhor saúde para todos os buritamenses”. A presidente do conselho da saúde encerrou com as palavras “queremos construir políticas públicas com eficiência e qualidade aos moradores de Buritama”, finalizou Leila.
O diretor de Saúde explicou que as propostas escolhidas pelos delegados serão divulgadas na próxima semana.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”2320,2321,2322,2323,2324,2325,2326,2327,2328,2329,2330,2331″ img_size=”full” title=”Conferência da Saúde”][vc_gallery][/vc_column][/vc_row]