Oficina literária estimulou o prazer pela leitura

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Divisão de Cultura de Buritama realizou nos dias 19 e 20 oficina de crônica e sarau literário com o escritor Michel Yakini. O evento é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, POIESIS (Organização Social de Cultura), em parceria com o Governo do Município de Buritama.

A crônica é uma expressão literária que pode estar na prosa, no poema em prosa, na poesia, como parte de um romance, na página de jornal, numa conversa de “boteco” ou em nossa imaginação, e que vira uma crônica quando quem pratica essa expressão passa a chamar suas palavras com esse nome.

Segundo o escritor, antes de pensar em novos escritores, em uma oficina literária, ele pensa na formação de leitores e em aguçar a vontade das pessoas em ler textos literários, alinhado à criação, desmistificar receitas e formatos de textos. “A criação é inerente a todo ser humano, criamos até quando pensamos no nosso cronograma diário, e essa potência trançada com a leitura pode motivar um processo gradual de escrita, mas se em vez de escritores os participantes de uma oficina ficar com mais vontade de ler, já vale”, observou.

Para Yakini, o que lhe motiva a escrever é o chamego que tem pelas palavras. “Algo que acontece quando leio um texto que dá arrepio nos braços, ou quando um texto flui na escrita imprevista, é a magia que a literatura me oferece pra existir e criar”, disse, ao salientar que o jovem pode ter o prazer pela leitura quando percebe que a literatura não é somente algo de gente morta. “O texto clássico pode ser colocado no mesmo balaio de uma escrita contemporânea e a palavra escrita pode namorar com voz e outras intenções, sem que uma forma seja excludente da outra, assim a literatura pode prosear mais com a linguagem e com as formas comunicativas e criativas da juventude do século 21”, argumenta.

O escritor tomou gosto pela poesia a partir da versação das rodas de samba, pelas palmas e coro da capoeira e no canto sagrado da umbanda. A leitura iniciou pelos quadrinhos que sua irmã lhe incentivava a ler. “Então passou a ser íntimo da escrita também, primeiro escrevendo as cartinhas que meus amigos enviavam para suas namoradinhas, depois escrevendo em zines e depois produzindo poemas e contos. Gosto muito de ler Plinio Marcos, João Antonio, Toni Morrison, Alice Walker, Pepetela, Cuti, Ferréz, Allan da Rosa, Dinha, Conceição Evaristo, Clarice Lispector, Machado, Lima Barreto, Manoel de Barros, Alice Ruiz, pois são escritores e escritoras que admiro, respeito e sempre revisito suas obras”, afirma.

De acordo com a diretora de Cultura, Luciene Santos Candido, a oficina de crônica contribuiu para a formação dos alunos. “Recebemos alunos da escola Álvaro Alvim que puderam obter informações sobre a criação de crônica. A oficina ofereceu aos participantes a oportunidade de criar seu próprio texto”, disse ao comentar que o objetivo dos cursos oferecidos no Centro Cultural é estimular a leitura e trazer o público para a biblioteca.

Michel Yakini é co-fundador do Coletivo Literário Sarau Elo da Corrente, atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo e colunista da revista on line Palavra Comum (Galícia – Espanha). Participou de atividades literárias  em Cuba, Argentina, México, França, Alemanha, Espanha e Paraguai. Publicou “Desencontros” (contos, 2007), “Acorde um verso” (poesia, 2012) e “Crônicas de um Peladeiro” (crônicas, 2014).

Texto e foto: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”2385″ img_size=”full” title=”Sarau Literário”][/vc_column][/vc_row]