Alckmin oficializa Buritama como município de interesse turístico

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou na quarta-feira, 31, na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a lei do MIT (Município de Interesse Turístico) que contemplou a cidade de Buritama. Dessa forma, o município que é banhado pelo rio Tietê, passa a receber do governo estadual R$ 550 mil para investir em obras destinadas ao turismo regional. Ainda foram incluídas 19 cidades no MIT. A sanção ocorreu após os deputados estaduais aprovarem o projeto.

O governador destacou que o turismo é um setor que gera 10% de todo o PIB de São Paulo e traz muitas oportunidades de renda, especialmente no setor de serviços. “Recebemos mais de 50 milhões de turistas por ano e três milhões de famílias paulistas já vivem do turismo. Esse número vai crescer muito com a abertura desses novos destinos e a multiplicação de pontos de atração de turistas”, afirmou Alckmin.

De acordo com o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a aprovação reforça o trabalho do Governo do Município para transformar a cidade em município de interesse turístico. “Estivemos [31/05] na Assembleia Legislativa com a presença do governador Geraldo Alckmin. Com a presença do presidente da Câmara dos Deputados Cauê Macris (PSDB) e da maioria dos deputados, o governador sancionou a lei dos Municípios de Interesse Turístico. Queremos agradecer imensamente o deputado Roque Barbieri (PTB), Carlão Pignatari (PSDB), Sebastião Santos (PRB) e João Caramez (PSDB) que é o autor do projeto e a todos os 94 deputados da Assembleia Legislativa que contemplaram Buritama como município de interesse turístico. Isso vai gerar muitos empregos e muita renda para a nossa cidade. Nós estamos muito felizes. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus”, encerrou.

De acordo com o secretário de Turismo, Laércio Benko, o turismo no Estado de São Paulo movimenta até 56 setores da economia e é o único estado da federação com políticas públicas voltadas à atividade turística. “Isto porque o governo paulista acredita no turismo como vetor de desenvolvimento social e econômico”, e complementou “por isso, desenvolve uma política de fomento por meio da destinação de recursos do seu Tesouro, através do Fundo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), para 70 municípios estâncias, modelo que lhe possibilita estar na vanguarda do turismo nacional. Quase 1,2 bilhão de reais foram investidos em 1.461 convênios para obras e ações de interesse turístico entre 2011 e 2016”, disse.

Os primeiros 20 Municípios de Interesse Turístico são: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Tapiraí e Tatuí. Hoje, São Paulo possui 70 cidades com o título de estâncias, voltadas diretamente para o turismo. Até o final do ano, com a aprovação de todos os 140 MITs, como prevê a lei, o Estado de São Paulo vai ter quase um terço dos seus municípios voltados para o setor de turismo.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”2599,2600,2601,2602,2603,2621″ img_size=”full” title=”Alckmin sanciona lei do MIT”][/vc_column][/vc_row]