Oficina aborda criatividade artística na fotografia

 

A Divisão de Cultura realizou hoje (14) oficina com a fotógrafa Natália Tonda. Foi apresentado como a fotografia artística e suas formas de se expressar podem influenciar um clique. O curso incluiu dois exercícios práticos e apresentação de imagens de profissionais renomados, desde o fotojornalismo até exposição com cenas feitas pelo Google Maps.

No final do ano passado, Sebastião Salgado afirmou que a fotografia (como arte) está em extinção. “A fotografia está acabando porque o que você vê no Instagram ou no telefone celular não é fotografia. Fotografia é um objeto materializado que você imprime, guarda e olha. A fotografia é o que os seus pais fizeram quando você era criança: revelaram um filme que fizeram de você na esquina, fizeram um álbum e guardaram essas fotos. A fotografia é algo intrínseco, que você toca. Hoje, o que existe é imagem. A imagem não é fotografia (…)”, disse o renomado fotógrafo.

Indo contra a opinião de Salgado, a oficina ofereceu novos conceitos de fazer fotografia. Natália disse que para uma boa imagem não basta apenas clicar, é preciso unir três pontos: olhos, cabeça e coração, que quando conectados permite ao fotógrafo captar e mostrar a cena sob outras perspectivas para as pessoas.

De acordo com a diretora de Cultura, Luciene Santos Cândido, a oficina foi disponibilizada pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e Som). “É um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras do cinema, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado. O programa é uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som – MIS e as cidades do Estado”, concluiu.

Natália Tonda

Fotógrafa de formação, ela realiza oficinas de fotografia analógica e digital. Trabalhou com produção cultural na exposição “Em nome dos Artistas” – Bienal de São Paulo, e na Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake. É integrante do coletivo interdisciplinar Descompasso e atualmente atua como freelancer na área de fotografia e produção cultural. Portfólio: http://photonaty.carbonmade.com/

Texto e foto: Assessoria de Imprensa