Governo do Município de Buritama reativa o COMDEMA

O Governo do Município de Buritama retomou em abril os trabalhos do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) – um órgão deliberativo vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura. O Conselho é formado por representantes do poder público e da sociedade civil e na quinta-feira, 29, realizou reunião no Centro Cultural para discutir projetos para a cidade.

O objetivo é assessorar e atuar junto ao poder público municipal as diretrizes da política municipal para o meio ambiente e os recursos naturais. O conselho recebe também denúncias da população referentes a infrações à legislação de proteção ambiental.  De acordo com Daniela Teixeira de Carvalho, diretora do departamento de Habitação e Urbanismo, o objetivo do Governo do Município é retomar o selo de Município Verde Azul. Segundo o ranking de 2016, Buritama está na posição 477ª, com a nota de 9,40. Ela disse que a meta é intensificar os trabalhos para melhorar a classificação e desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente.

Município Verde Azul

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

As ações propostas compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.