COMTUR promove reunião para apresentar projetos de turismo

O COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) se reuniu hoje, 4, no Centro Cultural de Buritama para aprovar projetos visando captar verba destinada ao MIT (Município de Interesse Turístico). As propostas aprovadas foram a continuação da ciclovia, a criação de um monumento voltado para mostrar a cultura da cidade, além de projeto de paisagismo e sinalização turística. Os projetos seguem para São Paulo para serem protocolados no DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos).

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou no dia 31 de maio a lei do MIT que contemplou a cidade de Buritama. Dessa forma, o município que é banhado pelo rio Tietê, passa a receber do governo estadual R$ 550 mil para investir em obras destinadas ao turismo regional. Ainda foram incluídas 19 cidades no MIT. A sanção ocorreu após os deputados estaduais aprovarem o projeto.

De acordo com o diretor de Turismo e turismólogo, Wilton Rosalino Borges, o turismo é um setor que gera 10% de todo o PIB de São Paulo e traz muitas oportunidades de renda, especialmente no setor de serviços. “Estamos trabalhando para que em Buritama possamos realizar projetos voltados para atrair o turista de forma que amplie também geração de emprego e renda, considerando que o turismo é a indústria que mais cresce no mundo”, disse.

Conforme a turismóloga, Erika Caldeira Domingues, o conselho tem um papel fundamental na participação social da gestão pública municipal. “Os representantes contribuem para o encaminhamento das políticas públicas de turismo e para o desenvolvimento da cidade”, comenta.

Segundo o secretário de Turismo, Laércio Benko, o turismo no Estado de São Paulo movimenta até 56 setores da economia e é o único estado da federação com políticas públicas voltadas à atividade turística. “Por isso desenvolve uma política de fomento por meio da destinação de recursos do seu Tesouro, através do Fundo DADETUR. Quase 1,2 bilhão de reais foram investidos em 1.461 convênios para obras e ações de interesse turístico entre 2011 e 2016”, concluiu.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa