Sesc realizou palestra sobre prevenção de quedas em idosos

O Sesc (Serviço Social do Comércio) de Birigui em parceria com o Departamento de Esportes e o Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) realizou hoje (6), palestra com o tema “Um passo de cada vez – não caia em armadilhas” com os integrantes da Academia da Saúde. A atividade faz parte da Semana de Prevenção de Quedas em Idosos promovida no mês de junho e as ações de prevenção devem acontecer durante todo o ano. O coordenador de esportes Jefferson Bittencourt e a instrutora de atividades físicas Fabiana Milani promoveram atividades para repensar o hábito e comportamentos diários.

O tema da ênfase ao cuidado com a atenção na execução de qualquer tarefa, principalmente ao caminhar. Em tempos de vida tão atribulada, repleta de afazeres, uma das angústias mais comuns que aflige é a aparente falta de controle sobre a velocidade dos acontecimentos.

A realização de duas ou mais tarefas, simultaneamente, é comum no cotidiano e representa uma capacidade vantajosa, porém, é desejável que os idosos tenham mais cautela e prudência em situações desafiadoras, como andar em lugares movimentados usando o telefone celular, ou em pisos escorregadios ou desnivelados, ou ainda com bruscas mudanças de direção ao caminhar e carregar objetos.

“É importante à prevenção e a promoção de atividades educativas, elas auxiliam na reflexão sobre alguns elementos dentro e fora da casa em relação às quedas” disse Bittencourt ao salientar que o idoso precisa ter atenção na execução das tarefas, fazer atividade física, ter uma boa alimentação e cuidado com a medicação. “Com atividade física, o corpo tem mais resistência corporal e com uma vida ativa, em caso de doença, consegue se recuperar mais rápido”, finaliza.

Dicas para prevenção de quedas

Fonte: Manual disponibilizado pelo Sesc.