Buritama celebra hoje 69 anos de emancipação política e administrativa

Para marcar os 69 anos de emancipação política e administrativa de Buritama, celebrados hoje (24), o Governo do Município preparou uma série de eventos. Entre os principais, a população pode acompanhar gratuitamente a 32ª Festa do Peão de Rodeio com show todas as noites, Cine Social, apresentação do cantor Wanderley Cardoso, oficinas culturais, Caravana Ciranda Cultural, cavalgada, Tributo Premiado, ExpoTur, apresentação de banda e fanfarras.

A programação de aniversário conta ainda com torneio de vôlei de praia, torneio de futebol de mini campo, campeonato de futebol na prainha, missa e culto em ação de graças, entrega de certificados pelo concurso de poesias e viagem literária com o escritor Ricardo Lísias.

Para o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a programação de aniversário promove o encontro de gerações durante as atividades comemorativas. “Este ano queremos comemorar mais um ano de emancipação e o objetivo é celebrar algumas conquistas, entre elas, o título do MIT (Município de Interesse Turístico), que disponibilizará à cidade recursos de aproximadamente R$ 550 mil para investir no turismo”, afirmou ao acrescentar que a meta é trabalhar para conseguir novas emendas para Buritama.

História

 Buritama nasceu como povoado 1870 pelas mãos de Manoel Antonio Pereira, de Minas Gerais, que se mudou para o local com a família atraído pelas terras. O povoado recebeu o nome de Palmeiras. O desenvolvimento se deu com a agricultura de arroz, algodão e milho. 

Passados dois anos, o povoado de Palmeiras foi elevado à categoria de distrito, batizado de Buriti, devido às extensas palmeiras no local. Na época, o distrito pertencia ao município de São José do Rio Preto. Em 29 de novembro de 1927, houve a elevação a distrito de paz, com o nome de Buritama, que em tupi guarani significa Palmeiras. A emancipação veio em 24 de agosto de 1948. Posteriormente, foi instalada a comarca, em 31 de dezembro de 1963. O município de Buritama, fica a 45 km de Araçatuba, Com população de mais de 16 mil habitantes.

Buritama completa 69 anos de emancipação política e administrativa hoje, que tem como uma das principais características sua vocação turística. A cidade foi reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico) no dia 31 de maio, após o governador Geraldo Alckmin sancionar lei específica para isso.

O município se destaca pela manutenção de praia à margem do rio Tietê, que atrai turistas de toda a região. São quase 70 mil metros quadrados de área e um público de cerca de três mil visitantes a cada fim de semana. O espaço, chamado Parque Turístico “João Simão Garcia”, existe desde 1984.

A cidade apresenta uma das prainhas mais movimentadas da região. A área é bem servida de quiosques e lugar para camping, que atrai famílias. Longe do mar, mas com sol e água de sobra, a prainha de Buritama, nome que praticamente rebatizou o Parque Turístico João Simão Garcia, é ponto para o descanso e o lazer.

Texto e arte: Assessoria de Imprensa