Enfermeira Fabiana e a doutora Renata participam de Simpósio de Prevenção e Tratamento de Ferida

A enfermeira Fabiana Gonçalves de Almeida, da Estratégia Saúde da Família da UBS II (Unidade Básica de Saúde) Nicola Lavechia e a médica Renata Silva Ferreira de Freitas participaram nos dias 1 e 2 de setembro do Simpósio de Prevenção e Tratamento de Feridas do Hospital Vera Cruz de Campinas. Com a capacitação, a profissional torna-se referência da Atenção Básica no tratamento de feridas. O simpósio ofereceu uma programação científica e reuniu médicos e enfermeiros que atuam no tratamento e prevenção de feridas complexas.

Segundo Almeida, o curso apresentou informações de como avaliar feridas, sobre os novos tratamentos e outros métodos não utilizados na rede pública. Ela disse que os temas abordados foram prevenção de feridas, cuidados com as Estomias e as incontinências em pacientes geriátricos, Miscelânia no tratamento de feridas nos pacientes em cuidados paliativos, tratamento cirúrgico, desafios atuais do tratamento de feridas no Brasil e curativos.

“Hoje no município temos vários pacientes em tratamento prolongado de feridas e muitas vezes a conduta correta no acompanhamento ajuda no fechamento das mesmas”, disse ao afirmar que a meta é orientar corretamente os profissionais que realizam curativos e a família sobre a conduta correta a ser executada.

De acordo com a enfermeira, é necessário enquadrar na lista do REMUME (Relação Municipal de Medicamentos) algumas pomadas que hoje é primordial ao atendimento de feridas. “Procurar a cada dia mais melhorar o atendimento a população”, finaliza.

Texto: Assessoria de Imprensa