Buritama integra o Consórcio Intermunicipal de Saúde

Buritama faz parte do Cimsa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) instalado em Birigui. O local presta atendimento nas especialidades médicas de ortopedia, cardiologia, dermatologia, urologia, psiquiatria, oftalmologia, reumatologia, otorrinolaringologia, neurologia, endocrinologia e gastroenterologia, Desde março, deste ano, o município é atendido no consórcio.

De acordo com o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, o consórcio é uma válvula de escape para diminuir a demanda que o SUS não consegue atender. O diretor disse que o prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos e o vice-prefeito e médico Herbert da Silva Muniz se esforçaram para a retomada deste serviço. “O Dr. Herbert foi o articulador de todas as ações para que esse retorno fosse possível”, explica.

Paiva comentou que o consórcio deve contribuir para diminuir a fila de espera. Segundo dados, têm moradores há quase 2 anos no aguardo de uma vaga. Reforçou que a população terá acesso a atendimento que não consta no município. “Vamos oferecer os serviços que não temos na rede, no AME tem em pequena quantidade ou também não tem, bem como poderíamos diminuir o tempo de espera do usuário para aquilo que ele precisa”, finaliza.

O diretor de Saúde salienta que os usuários devem ficar atentos ao agendamento de suas consultas. “Tem tido um grande número de faltas, isto traz prejuízo e atraso no andar da fila, consultas de faltosos custam o mesmo valor para o município”, Concluiu.

Para o Governo do Município de Buritama, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, o objetivo é melhorar a qualidade da saúde pública e garantir acesso a especialidades médicas. “O consórcio será um importante mecanismo para atender a população que procura atendimento especializado, com isso conseguiremos diminuir a lista de espera e oferecer mais comodidade ao morador que não precisará se deslocar para grandes centros em busca de um consulta. Vamos trabalhar para melhorar ainda mais a saúde pública municipal”, disse.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Alexandre Souza / Folha da Região