Buritama participa do 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

O professor de Educação Física do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e responsável pela Academia da Saúde, Marcelo Soares de Oliveira, participou de 5 a 7 de outubro, em São Paulo, do 40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. O evento deste ano teve como tema “Tradição e inovação nas Ciências do Esporte” e consolidou-se como um dos mais importantes na área de atividade física realizado no Brasil e na América Latina. O simpósio contou com a presença de profissionais internacionais com PHD na área de Ciência do Esporte.

O evento reuniu pesquisadores e instituições de pesquisa da área de Educação Física, Nutrição Esportiva e Medicina esportiva. O público, durante os três dias, puderam participar da feria de produtos, equipamentos e serviços, reunião Agita Mundo e Rafa-Pana (programa de promoção de atividade física dos países latino-americanos).

Segundo Oliveira, o Departamento Municipal de Saúde investiu para capacitar o profissional para ampliar conhecimentos e aplicar nas atividades diárias da Academia da Saúde. Ele informou que o simpósio apresentou informações sobre os temas: atividade física, saúde e qualidade de vida, composição corporal, envelhecimento e atividade física, postura e lesão, treinamento de força, psicologia do esporte e fisiologia do exercício.

“Neste evento, o nosso foco foi a obesidade. Conhecer as causas, efeitos e o que ocasiona uma pessoa a ser obesa. Nosso objetivo dentro das atividades desenvolvidas na Academia da Saúde é reduzir o índice de obesidade. O Nasf trabalha para oferecer mais qualidade de vida aos moradores inseridos nos programas”, finaliza.

Academia da Saúde

A academia conta com aproximadamente 150 alunos, entre homens e mulheres, de 16 a 75 anos. O público realiza atividades de alongamento, treinamento funcional e caminhada. As ações de promoção à saúde e melhoria da qualidade de vida funcionam de segunda a sexta-feira.

A programação é dividida em duas etapas. As segundas, quartas e sextas, a partir das 7h30, os participantes fazem uma série de exercícios. Nas terças e quintas, é organizada uma caminhada de 4 km, que finaliza com alongamento. O treinamento funcional também acontece na terça, quarta e quinta-feira, a partir das 18h.

“O projeto é importante para uma melhoria na qualidade de vida e para um bem estar não só físico, como psicológico e mental para os alunos da 3ª idade e demais indivíduos”, comenta o professor Marcelo Soares de Oliveira, ao salientar que a cada dia são realizados exercícios diferentes para cada membro do corpo.

 

 

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação