Computador já pode ser usado por portadores de necessidades especiais, em pesquisas

O Governo do Município, por meio da Divisão de Cultura, informa que os equipamentos de tecnologia assistida já podem ser utilizados por portadores de necessidades especiais, em pesquisa e lazer. O local conta com um computador, amplificador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA. O equipamento foi doado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa.

O objetivo da tecnologia é ajudar o portador de necessidade especial durante uma pesquisa, estudos ou lazer. “A ideia é permitir que este grupo tenha acesso à leitura de obras e que também possam ser incluídas no meio digital”, disse a diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos.

Segundo a diretora, o município participou do concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”. Foi elaborado um projeto para ampliar a frequência de portadores de necessidades especiais e a unidade de Buritama foi escolhida por uma comissão julgadora. “Um dos benefícios do programa é ampliar a acessibilidade deste público, sendo que todos devem ter acesso e o direito a fazer uma pesquisa e estudar, ou seja, é a democratização do espaço público”, afirma.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa