A diretora de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, participou nos dias 22 e 23, em São Paulo, do 10º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias “Bibliotecas Vivas”. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB) para inspirar, fortalecer e transformar em centros de convivência cultural e multidisciplinar as mais de 850 bibliotecas nos 645 municípios paulistas. A ação é uma contrapartida do Programa Viagem Literária. Esteve presente no evento o diretor-executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht.
Uma das inovações desta edição foi a palestra virtual sobre zonas livres da leitura proferida pela croata Mirela Roncevic, editora e idealizadora do projeto Free Reading Zone e da Biblioteca Virtual para a Croácia. Na abertura da programação, a bibliotecária Mélanie Archambaud relatou experiências e apresentou novas formas de mediação de leitura que acontecem na rede de bibliotecas públicas de Bordeaux, na França. O seminário teve intervenções artísticas todos os dias, painéis e exposição de pôsteres.
“A troca de experiências é uma das atividades mais importantes deste seminário. Foi possível obter informações sobre projetos, novos métodos de trabalho e buscar parcerias, de forma que a população de Buritama possa ter acesso a cultura, como tem acontecido durante este ano, por meio das atividades oferecidas ao público”, disse.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação