São passos para conscientizar pais, avós e toda a família sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e o diagnóstico precoce da doença pode salvar vidas. O evento deve mobilizar cerca de 500 cidades por todo o Brasil. Em Buritama, a caminhada acontece neste domingo (26), às 8h, com saída da praça central.
O evento é promovido pelo Hospital de Câncer de Barretos e o objetivo é mostrar para as pessoas que quando mais cedo o tumor é encontrado, maiores são as chances de cura, podendo chegar até 95%. Para ajudar no tratamento, a entidade comercializada camiseta, boné e mochila, no valor de R$ 35.
De acordo com a fonoaudióloga e responsável pelo projeto em Buritama, Vânia Terezinha Maceno Nazário, a meta com a venda dos kits é angariar dinheiro para o trabalho de prevenção e tratamento desenvolvido pelo hospital infantojuvenil.
“Conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e do encaminhamento precoce, caso sejam observados alguns sinais ou sintomas de câncer. Que se a doença for diagnóstica precocemente, as chances de cura serão bem maior”, disse ao salientar que a caminhada acontece pelo terceiro ano em Buritama.
Os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil
Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto, fique atento se a criança apresentar:
- Dores de cabeça pela manhã e vômito;
- Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
- Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
- Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
- Aumento de tamanho de barriga;
- Brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
Fonte: Hospital de Câncer de Barretos
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação