Livramento realiza formatura do Proerd

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Livramento realizou ontem (30), no anfiteatro do Centro Cultural, formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência), com a participação de 127 alunos do 5º ano. O evento contou com apresentação do coral regido pela professora Jacqueline Franco Polizel. O local contou com a participação dos professores e familiares das crianças.

O programa busca estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida como autoconhecimento, autogerenciamento, tomada de decisão, relacionamento interpessoal, habilidade para lidar com desafios e responsabilidades. O objetivo é prevenir o uso e abuso de drogas. São realizadas orientações sobre os efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam lícitas ou ilícitas.

O policial Persio Luiz Agateli Junior disse em seu discurso que o Proerd consiste em um esforço da Polícia Militar, escola e família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir o uso de drogas e a violência, entre crianças e adolescentes. “A base deste trabalho é a família, figura indispensável e de suma importância no combate às drogas e a violência. O propósito deste programa é auxiliar os estudantes a reconhecerem e a resistirem as pressões diretas ou indiretas que influenciarão a experimentar as drogas lícitas ou ilícitas ou mesmo se envolverem em atos de violência”, argumentou.

A diretora do Livramento, Renata Watanabe de Almeida, destacou que o Proerd é uma parceria entre escola, polícia militar e família. “Em que professores, alunos, policiais e pais interagem pedagogicamente, no processo ensino-aprendizagem, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência”, disse ao agradecer o policial Junior, responsável pelo projeto na unidade escolar.

Segundo a diretora da Educação, Vania Cristina Frazatti Gambera Dias, “o Proerd realmente preparou os alunos para que saibam como agir quando estiverem diante de situações que dependem deles escolher um caminho. Agora os participantes desse programa não são mais alunos e sim disseminadores dos conhecimentos que adquiriram a todos os colegas, pois conhecimentos como esses são para a vida inteira”, finalizou.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa