Memórias de Buritama contadas por alunos e professores da rede municipal

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Imagine ter sua história contada em uma exposição? Por alguns segundos é possível fazer um recorte dos principais fatos. E se este projeto fosse feito por alunos e professores do ensino municipal? Um olhar da história dos moradores de Buritama esteve a mostra, ontem (1), no anfiteatro do Centro Cultural, na exposição “Todo lugar tem uma história para contar” que faz parte do projeto “Memórias de Buritama”.

São narrativas, contos, superstições e histórias de personagens. O trabalho faz parte da formação continuada de 24 professores, promovido de abril a novembro deste ano, com base na metodologia do Museu da Pessoa. A mostra contou com a participação de 537 alunos das escolas Livramento e Maria do Carmo.

O projeto foi coordenado pela diretora-executiva do Museu da Pessoa, Sônia London e o evento contou com a participação da contadora de histórias Débora Kikuti que reproduziu as estórias de cada personagem do catálogo. “A escola parou um dia para ouvir uma pessoa da cidade, para perguntar a ela, para explorar a curiosidade dos alunos, espero que vocês aprendam, somos todos iguais porque somos humanos, mas cada um tem um jeito e as histórias são um patrimônio para a cidade”, disse Sônia London, ao salientar que a exposição poderá circular pela cidade.

Todo o material foi produzido por alunos, por meio de entrevistas realizadas com os moradores da cidade, sob coordenação dos professores. Também foram produzidos desenhos dos entrevistados. “Valorizar personagens do município e envolver as crianças na construção de histórias é muito importante, além de unir gerações e narrativas distintas, o trabalho de resgate de fatos, valoriza a contribuição desses personagens e desperta o interesse dos alunos pelas histórias dos buritamenses”, finaliza a diretora de Educação, Vania Cristina Frazatti Gambera Dias.

A ação é realizada por meio de parceria entre Ministério da Cultura, AES Tietê, Instituto AES, Museu da Pessoa, Governo do Município de Buritama, por meio do Departamento de Educação.

MUSEU DA PESSOA

O Museu da Pessoa é um espaço virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991. Seu trabalho pauta-se em valorizar a diversidade cultural e a história das pessoas como patrimônio da humanidade.  São mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e em torno de 60 mil fotos e documentos digitalizados.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”5230,5231,5232,5233,5234,5235,5236,5237,5238,5239,5240,5241,5242,5243,5244,5245,5246,5247,5248,5249,5250″ img_size=”full” title=”Museu da Pessoa em Buritama”][/vc_column][/vc_row]