Biblioteca de Buritama promove atividades para crianças nas férias

A biblioteca municipal ‘Prof. Oswaldo Januzzi’ de Buritama promove de 8 a 12 de janeiro, das 13h30 às 16h30, atividades culturais nas férias para as crianças. A programação oferece oficina de artes e pipas, contação de histórias, exibição de filmes infantis e jogos como amarelinha, quebra-cabeça e pintura de desenhos.

As atividades “Criança Feliz na Cultura” quer entreter o público infantil que não vão viajar e ajudar pais em relação a criar ações durante o período sem aulas. Todas as atividades contarão com instrutores e a proposta busca resgatar brincadeiras tradicionais que foram substituídas pela tecnologia.

A iniciativa, segundo a diretora da Divisão de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, é uma forma de incentivar as crianças a deixarem as tecnologias de lado. O objetivo é apresentar brincadeiras que atravessam gerações em uma época, onde as crianças ficam ociosas em casa e não recebem um atendimento adequado, por isso, foram criadas ações de lazer e entretenimento para o público infantil.

“Nossa intenção é transformar o espaço de estudos e leitura, em um local de diversão. Sabemos que neste período de férias, o público diminui, e com a programação, poderemos trazer as crianças para dentro de um espaço cultural, dessa forma, se divertir e apresentar os livros, como um meio de diversão e conhecimento”, disse.

Estímulo

As atividades são gratuitas e a biblioteca apresenta atrações para ocupar a mente das crianças e resgatar brincadeiras esquecidas com o tempo. Este ano, a atividade de lazer e entretenimento oferece uma novidade: oficina de pipas.

Para a diretora da Divisão de Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a pipa torna-se um brinquedo divertido neste período, no entanto, também pode ocasionar acidentes graves. O risco é empinar pipa com o uso do cerol. O processo é feito com vidro moído e inserido à linha com cola. O artigo 132 do Código Penal diz que ao expor a vida de outra pessoa ao perigo pode ter pena de três meses a um ano de prisão.

“Queremos interagir com as crianças, ao mesmo tempo, iremos conscientizar sobre os riscos do cerol e mostrar que a diversão pode ser completa sem usar qualquer coisa na linha que possa causar acidentes”, disse ao acrescentar “férias devem ser divertidas para todos e somente com responsabilidade e consciência será possível brincar, sem causar acidentes”, finaliza.

Programação

 08/01 – Oficinas de artes

09/01 – Contação de histórias

10/01 – Filmes infantis

11/01 – Jogos infantis (amarelinha, quebra-cabeça, desenhos, entre outros)

12/01 – Oficina de pipas

Texto e foto: Assessoria de Imprensa