[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Fundo Social de Solidariedade de Buritama iniciou na segunda-feira (15), curso de Assistente de Cabeleireiro pela Escola da Beleza. São duas turmas divididas em 10 alunas. O conteúdo teórico aborda a história da função e a profissão de cabeleireiro, cor de pele e dos cabelos, apresenta os produtos para cada tipo de cabelo, os cortes de cabelos, como fazer mechas, reflexos, luzes e balayage. A prática apresenta a arte de pentear (escovação, chapinha, penteados), luzes e cortes, coloração e noções de atendimento ao público.
O curso é gratuito e conta com a parceria do Fundo Social do Estado de São Paulo. Ao cumprir esta etapa, o convênio poderá ter continuidade com outras capacitações de beleza como depilação e design de sobrancelhas, manicure, pedicuro e maquiagem. As participantes recebem apostila, uniforme e lanches e o curso segue até o dia 20 de março.
Rosimeire dos Santos Silva, 35 anos, é aluna da Escola da Beleza e disse que a capacitação a ajudará a ser independente. “Eu me identifico com o curso e quero proporcionar uma vida melhor para meus filhos”, disse ao salientar que “quero fazer um bom trabalho e desejo agradar os clientes”. Vania Nubia Alves Domingues que gosta da área da beleza diz “para eu poder ter uma renda financeira e fazer meu próprio horário. Presto atenção no que a professora ensina, buscando sempre fazer o melhor”, reiterou.
A professora Patrícia Lopes disse que “o curso é uma oportunidade gratuita que o município oferece e as pessoas que têm interesse pela área da beleza podem fazer o curso de Assistente de Cabeleireiro para ter uma profissão e estarem aptas para o mercado de trabalho”, encerrou.
De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, no ano passado 20 pessoas participaram do curso. A Escola da Beleza disponibiliza na escola todo o material de uso em salão, desde materiais de consumo a equipamentos, como espelhos, cadeiras de clientes e de lavagem de cabelos, secadores e outros móveis utilizados no salão. O investimento é de R$ 42,5 mil, divididos entre Estado e município.
“Oferecer qualificação profissional de forma rápida e gratuita para famílias carentes com pessoas de baixa renda, que são arrimo na família e/ou esteja desempregado, tem como objetivo possibilitar inclusão no mercado de trabalho, com possível geração de renda, ajudando nas despesas da família com a renda extra”, explica.
Gislaine disse que são oferecidos cursos de profissionalização durante todo o ano. “Os cursos de capacitação visam mudar esta conscientização de política de assistência social benemérita, orientando e estabelecendo estratégias de ação em conformidade com a Política Nacional da Assistência Social do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para que esta oportunidade gere inserção no mercado, pelo desenvolvimento e fortalecimento de habilidades de cada um; integrando a proteção e atenção às famílias com as ações de capacitação profissional do fundo social”, frisou.
A diretora da assistência explicou que os cursos oferecidos no Fundo Social promovem a auto sustentabilidade do público-alvo, de forma a criar oportunidades de geração de trabalho e renda e melhorar as condições de acesso ou permanência no mercado de trabalho formal e informal.
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirley Zacarias dos Santos, a ação promove qualificação profissional e também uma oportunidade para as alunas terem uma nova fonte de renda ou complementar o orçamento familiar. “As alunas aprendem todas as técnicas de corte, conhecem a profissão, podem tirar dúvidas e a capacitação é uma maneira de garantir uma renda, após o término do curso”, finaliza.
As aulas acontecem no Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Marechal Deodoro, 755, Livramento. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações (18) 3691-1535.
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”5813,5814″ img_size=”full” title=”Escola da Beleza”][/vc_column][/vc_row]