Fundo Social promove cursos na Padaria Artesanal

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O polo da Padaria Artesanal de Buritama teve início no dia 9 de outubro do ano passado e já capacitou aproximadamente 100 pessoas nos cursos de pães, pão de mel, panetones, cookies gourmet e tortas. A segunda fase do projeto está prevista para começar no dia 9 de abril e as inscrições podem ser feitas no Fundo Social.

O município fez melhorias na cozinha-piloto, sede da padaria, e adquiriu equipamentos como fogão, geladeiras, botijões de gás, prateiras e material de consumo para o preparo das receitas. O Fundo Social pretende desenvolver outros projetos de geração de emprego e renda; dentro das propostas incluem a Escola da Moda (corte e costura) e oficina de sabão: com aproveitamento de óleo de cozinha usado.

A aluna Silvana Ferreira de Sobral Alcântara, 38 anos, já participou de oficina de crochê e se interessou em fazer parte da Padaria Artesanal. “É importante aprender e criar novos produtos de forma saudável. Estou desempregada e pretendo aproveitar as experiências, para que o curso possa gerar renda para a minha família”, afirmou.

Para Luiza Raquel Secato, 36 anos, a capacitação ofereceu novos conhecimentos. “Trabalhamos em grupo e obtivemos novos conhecimentos. As pessoas deveriam se interessar e valorizar mais estes cursos que podem gerar renda para a família”, finalizou.

A professora da Padaria Artesanal, Josefa Eva Scacalossi Rosante, informou que os cursos são voltados para capacitar, gerar renda e adquirir conhecimento. “As alunas aprendem várias receitas, conceitos de higienização e como não desperdiçar alimentos. A padaria é um processo caseiro e sem utilização de equipamentos convencionais” disse ao acrescentar que todos que passaram pelas capacitações pretendem ter sua própria renda e ajudar no orçamento familiar.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, a meta é oferecer capacitação para as famílias de baixa renda. Buritama também é sede e receberam os municípios de Birigui, Luiziânia e Nova Castilho para capacitação e formação de agentes multiplicadores.

“O objetivo é contribuir na capacitação das famílias de baixa renda ou desempregadas desenvolvendo uma política sistemática de qualificação profissional, baseada em modelos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades, capacidades e competências para facilitar a inserção do trabalhador no mercado de trabalho formal e informal, gerando uma fonte de renda, além disso, após o término do convênio, o desejo é o projeto tornar-se autossustentável, ou seja, que não fique na dependência dos recursos municipais para manter a continuidade das atividades”, reiterou.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Buritama, Sirley Zacarias dos Santos, o projeto da Padaria Artesanal traz novas perspectivas de capacitação na cidade. “O local será um facilitador para capacitar moradores do nosso município e da microrregião e os cursos são voltados para as famílias de baixa renda. O projeto ajuda na renda da família, no resgate da autoestima e contribuirá para transformar vidas”, explicou.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado na rua Marechal Deodoro, 755, Livramento. O local atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1535.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”5909,5910,5911″ img_size=”full” title=”Padaria Artesanal”][/vc_column][/vc_row]