NAMP oferece atendimento para crianças com dificuldades de aprendizado

O NAMP (Núcleo de Apoio Multidisciplinar Pedagógico) atende diariamente crianças, de quatro a 10 anos, com dificuldades de aprendizado. O local conta com psicóloga, psicopedagoga, assistente social, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional e funciona das 7h às 12h e das 13h às 17h. O público atendido participa de atividades cognitivas, psicomotoras, expressivas e afetivas.

As psicólogas e psicopedagogas das escolas municipais fazem o primeiro atendimento. Caso seja constatado a necessidade de atendimento clínico, é feito um encaminhamento ao NAMP. “É nas escolas que as mães são orientadas a procurar a unidade de saúde para avaliação médica, a fim de receber o diagnóstico e tratamento”, disse a coordenadora Sandra Elena Fernandes Martinho Pereira.

O tratamento é feito individualmente e sem tempo para ser concluído, respeitando as características e potencialidades de cada criança. “O NAMP contribui para o desenvolvimento global das crianças, tendo em vista que o atendimento é individualizado e sem prazo estipulado para ser concluído”, explicou ao dizer que o órgão atende a criança durante o período que está matriculada na rede municipal de ensino.

O núcleo de apoio promove a cada semestre letivo reunião com a equipe pedagógica das escolas. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento social, cognitivo e motor da criança. É importante também dar suporte aos professores que atuam diretamente com o aluno em sala de aula e ajudar as famílias atendidas, dando orientações específicas que contribuam com o desenvolvimento da criança”, reiterou.

Segundo a coordenadora, o avanço acontece de forma processual. “Conseguiremos ver evolução na aprendizagem, quando o aluno apresenta melhora comportamental, no relacionamento, passam a cumprir as regras e também em suas habilidades motoras e cognitivas”, finaliza.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa