Governo do Município participa de assembleia com prefeitos em Brasília

O prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos participou na terça-feira (20), na Câmara dos Deputados, em Brasília, da assembleia organizada pela Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH). Foram debatidos o projeto da Câmara nº 315/2009 que aumenta em 44% os repasses da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e apresentado a prestação de contas da associação.

O encontro afinou as estratégias para as pautas municipalistas com destaque para o PLC 315. O projeto está em análise no Senado, se aprovado deve aumentar a fatia municipal da CFURH de 45% para 65%. A ação garantirá recursos financeiros para mais de 729 municípios sedes de usinas e alagados. Prefeitos, vereadores e assessores participaram dos debates.

Os prefeitos também foram recebidos pelo deputado federal André Moura (PSC), líder do Governo no Congresso. A intenção é que o parlamentar interceda ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), para que a votação da PLC 315 seja votada. Ontem (21), os prefeitos se reuniram com os 81 senadores para solicitarem a aprovação definitiva do projeto.

Segundo Rodrigo, os prefeitos apresentaram as dificuldades financeiras dos municípios e a forma como estão administrando para combater a crise. “É muito importante que este projeto (PLC 315/2009) seja aprovado para que mais recursos possam ser destinados para as cidades, de forma que contribua para o desenvolvimento e qualidade de vida dos moradores”, disse.

Após a assembleia, o prefeito Rodrigo buscou dialogar com os deputados federais para conseguir recursos para o município. “Os deputados têm até o dia 28 para definirem o destino das emendas parlamentares”, explicou que “além de buscar novos recursos, o Governo do Município trabalha na liberação de verbas já conquistadas nos ministérios. Os encontros foram positivos e novas conquistas devem chegar ao município”, finalizou.

A AMUSUH disse em seu portal de notícias que a união política dos prefeitos deve ser determinante para a provação do projeto que representará milhões de recursos para os municípios. “Na defesa das prefeituras, a AMUSUH, em sua incansável atuação, continua fazendo história municipalista no país. Depois deste período de tormentas e desafios, a esperança de bons resultados se consolidará em resultados ansiosamente aguardados pelos municípios”, informou o portal.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Ossival Sanches Ferreira