Buritama sediou reunião dos municípios da DRS

O Departamento Municipal de Saúde sediou na quarta-feira (21), reunião da DRS (Diretoria Regional de Saúde) de Araçatuba. Participaram 17 municípios que integram o CIR (Comissão Intergestores Regional). O encontro entre os gestores acontece uma vez por mês e são discutidas melhorias para a saúde de cada cidade. São responsáveis também por aprovar as emendas parlamentares para os departamentos de saúde dos municípios.

Segundo o diretor de Saúde, Edilson Carlos de Paiva, são apresentadas as dificuldades, os serviços oferecidos para a população e os prestadores que deixam de atender a demanda do município. “O diálogo é de extrema importância para que seja melhor entendido as ações, suas dificuldades e realidades de cada gestor, o que nos ajuda a compreender melhor nossos trabalhos diários”, destacou.

Uma das reclamações feitas pelos gestores foram em relação aos serviços atrasados de outubro a dezembro do ano passado na área de oncologia, cirurgia neurológica e cateterismo feito pela Santa Casa de Araçatuba. “O hospital estava desmarcando exames e cirurgias, neste caso, fizemos uma cobrança ao governo estadual para normalizar este atendimento”, explicou.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

PREVENÇÃO

O Sistema Único de Saúde oferta vacina contra febre amarela para a população. Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas deve se imunizar.