Buritama terá convênio de R$ 2 milhões para investir na prainha

Com o objetivo de transformar Buritama em estância turística, o Governo do Município receberá R$ 2 milhões para investir no parque turístico “João Simão Garcia” (prainha). O repasse foi anunciado no dia 23 de março pelo deputado federal Vinicius Carvalho (PRB). A cidade foi reconhecida no ano passado como MIT (Município de Interesse Turístico) e receberá este ano R$ 600 mil para investir no turismo.

Em 2017, quatro projetos foram apresentados e aprovados em São Paulo e em breve deverão ser iniciados, que são a ampliação da ciclovia, paisagismo com jardinagem nas rotatórias e canteiros das principais vias de acesso de entrada e saída da cidade, sinalização turística e instalação de monumento.

A prainha recebe nos finais de semana cerca de 5 mil turistas de todas as cidades da região. Em datas festivas, o público varia de 8 a 10 mil banhistas. A orla da prainha tem 1,2 quilômetro de extensão, com 88 quiosques e área de camping. Os esportistas também podem aproveitar a quadra de vôlei de areia e o minicampo.

De acordo com o Governo do Município, na administração do prefeito Rodrigo Zacarias dos Santos, a prainha – principal atração turística da cidade – passou por melhorias, como instalação de boias para delimitação da área de banhistas, aumento da segurança no local, como horário de fechamento, curso para guarda-vidas e distribuição de folhetos sobre os riscos da água.

“Buritama se enquadrou nas exigências e se tornou MIT e a meta é ir além, transformando-se em estância turística. A cidade é cercada por águas, são 16 loteamentos à beira do rio. É um município que atrai muitos turistas e o investimento de R$ 2 milhões deve garantir que a prainha se torne a principal atração da região, o que atrairá novos investidores e deve gerar emprego e renda aos buritamenses”, disse o prefeito.

Rodrigo ainda agradeceu o empenho e dedicação do deputado Vinicius de Carvalho por acreditar no município de Buritama. “Quero mais uma vez agradecer e parabenizar nosso amigo e companheiro, deputado Vinicius, pois esta conquista foi possível graças ao trabalho dele que acreditou em nosso projeto e batalhou em Brasília por este recurso, o que deve garantir mais investimentos no turismo”, finalizou.

Segundo o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, o projeto de reforma da prainha deve surpreender os frequentadores do local. “As mudanças vão possibilitar que os turistas possam se divertir em um local com infraestrutura, segurança e que atenderá a todos os públicos”, frisou ao acrescentar que “este recurso conquistado pelo deputado Vinicius é mais uma demonstração que ele acredita no potencial do turismo do município”.

Buritama conta com outros atrativos, como passeio no barco Odisseia, visitas na Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, ranchos, lanchonetes e restaurantes. Os visitantes também podem conhecer a Santa Gruta, construída na ilha dos pescadores que abriga uma imagem de Nossa Senhora, protetora dos pescadores.

REFORMA – Segundo o projeto elaborado pelo Departamento de Cultura e Turismo e Departamento de Engenharia, Obras e Serviços, as obras de melhorias do parque turístico “João Simão Garcia” são para recuperar e ampliar a área da praia, modificar vias de acesso do parque, retirar mureta de arrime da orla, criar rampa do restaurante até a praia, reformar posto policial, construir área de embarque e desembarque em novo local demarcado e construir piers para banho e pesca.

Conforme o diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Wilton Rosalino Borges, consta ainda no projeto a reforma e ampliação da portaria de recepção, implantação de sistema de segurança e monitoramento de câmeras, reforma dos banheiros, iluminação próximo ao campo de futebol, instalação de playground de madeira, novas quadras de vôlei de areia na orla, reforma dos quiosques, além da construção de uma estação de tratamento.

Texto e foto: Assessoria de Imprensa