O SAAEMB (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) realiza por mês cerca de 20 consertos de cavaletes nas residências de Buritama. A ação consiste em reparar vazamentos no cavalete que liga a tubulação da casa a rede de distribuição de água onde é instalado o hidrômetro. Em média um vazamento na conexão gera 60 gotas por minuto, são 4,32 litros de água por dia, no mês o desperdício é de 129,6 litros.
Todos os serviços de manutenção são feitos sem custos aos contribuintes. A cobrança acontece caso seja utilizado algum material ou trocado um equipamento durante o trabalho. A autarquia conta com sete encanadores e o responsável pela equipe é o servidor Eglyer Humberto Rosa.
“Com o hidrômetro você consegue controlar o consumo de água na sua residência, podendo estimar quanto vai gastar e também se a sua instalação está com vazamento. Geralmente os vazamentos são constatados nas conexões do cavalete”, explicou Rosa.
A química Letícia Possani frisou que o uso racional da água diminui a perca de água tratada. O resultado é visto no final do mês com economia na conta, além da preservação dos recursos hídricos. É importante manter o bom funcionamento do cavalete e hidrômetro, assim como da caixa d’água, torneiras, chuveiros e toda tubulação da casa, consertando possíveis vazamentos internos e ainda garantir acesso com segurança dos funcionários que fazem a leitura do relógio”, concluiu
Segundo o diretor do SAAEMB, João Fermino Falleiros, os cavaletes estão sob os cuidados dos contribuintes. Ele explicou que somente funcionários da autarquia podem realizar manutenção no cavalete ou hidrômetro. “O morador pode ser penalizado se violar o sistema, conforme prevê a legislação”, disse e acrescentou que “ao detectar o vazamento, o contribuinte deve ligar no serviço de água para que seja feito o reparo”.
O SAAEMB realiza durante o ano ações de conscientização. São enviados comunicados na conta de água e site, distribuídos panfletos e são desenvolvidos trabalhos de educação ambiental nas escolas municipais. A autarquia fica na rua Capitão Vicente Goncalves, 434, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: (18) 3691-1306.
Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação