[vc_row][vc_column][vc_column_text]Imagina levantar diariamente 170 quilos e ainda não estar satisfeito com este objetivo. Parece loucura, mas o buritamense Tiago Barboza Favero deseja alcançar 200 quilos no Supino Raw e para isso treina duas horas e nos dias de folga do trabalho chega a quatro horas de treino. São feitos muitos exercícios repetitivos e por dia chega a consumir cinco quilos de alimentos – ainda sem acompanhamento de uma nutricionista – mas, segundo ele, consome alimentos saudáveis.
A força é a habilidade fundamental para a prática do levantamento de peso. Homens e mulheres são exigidos em seu máximo, ao erguer cargas que chegam a ser três vezes seu peso corporal. Barboza tem 27 anos, treina há dois anos e disputa há seis meses competições oficiais. O atleta já participou de cinco campeonatos, no primeiro evento, em 2016, foi campeão ao levantar 154 quilos, em todas subiu no pódio.
Os treinos pesados já foram testados em Catanduva, Pindorama, Mirassol e São José do Rio Preto. Ao conseguir ficar em segundo lugar no Paulista do interior, o atleta se classificou para o Paulista que acontece no dia 15 em de maio, sem local definido. O Brasileiro está marcado para 9 de setembro, em Osasco (SP). O Mundial está previsto para acontecer no dia 25 de agosto, na cidade de Rivera, Uruguai.
Barboza explicou que o levantamento de peso é uma modalidade árdua e o atleta precisa estar comprometido com os treinos. O esporte pode garantir o título de homem mais forte e também ser um motivo para enfrentar desafios. “É uma terapia onde as pessoas superam os próprios limites e vai além do que imagina. Sempre gostei de levantar bastante peso e é uma forma de me superar”, disse.
Ele explicou que crianças, homens e mulheres de todas as idades e portadores de necessidades especiais podem participar das competições. O levantamento de peso já está arrastando até o filho Enzo Gabriel Favero, de seis anos, para os eventos. Em março, Enzo ficou em segundo lugar ao levantar uma barra olímpica de 20 quilos, na modalidade conhecida como “Levantamento Terra”. Ele foi o atleta mais novo a participar da disputa.
“Ele vai nos treinos comigo, mas deixo ele fazer apenas alguns movimentos com a barra em 5 minutos de treino”, acrescentou Tiago e diz que seu sonho é subir no pódio na principal competição do país e representar o Brasil no mundial, marcado para o segundo semestre.
APOIO – O Governo do Município, por meio do Departamento de Esportes e Lazer, apoiou o atleta Tiago Barboza Favero, para disputar a competição realizada no dia 17 de março, na cidade de São José do Rio Preto. Ele ficou com o primeiro lugar, ao levantar 160 quilos, nas modalidades de Supino e Levantamento Terra.
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6707,6708,6709,6710″ img_size=”full” title=”Levantamento de peso”][/vc_column][/vc_row]