[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Departamento de Cultura e Turismo realizou hoje (18), contação de histórias para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato que se dedicou à literatura infantil no Brasil. Participaram os alunos da Emef (Escola Municipal do Ensino Fundamental) Maria do Carmo. A contadora Silvia de Souza Borges apresentou a história “Os espiões de Emília”. O evento comemora o 136º aniversário do escritor.
Luciene de Oliveira Santos, responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, conta a importância de manter viva as histórias de Monteiro Lobato. “A contação é para reviver fábulas que marcaram a infância das pessoas e apresentar para as crianças de hoje, o quanto o escritor contribuiu para a literatura brasileira”, explicou.
Borges disse que a inspiração para contar uma história surge do seu bom humor. “Com as histórias é possível viver outras pessoas, estar em outros lugares, além disso é muito divertido aguçar a curiosidade das crianças e perceber o quanto elas adoram este momento”, salientou.
A aluna Valentina Milagros Garcia Yamamoto, 7 anos, comentou que adorou ouvir a história de Monteiro Lobato. “Gosto de ler livros de animais e aprendo sobre os cuidados com os animais. É muito bom ler porque a gente aprende, fica inteligente, é um mundo colorido”. Para Camila Farias Narciso, 8 anos, os seus livros preferidos são de aventura. “Já li muitos livros, ao ler, eu aprendo novas palavras”. A aluna disse também que gosta de escrever, sua última produção fala da amizade entre um menino e uma menina.
DIA DO LIVRO
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.
Sua primeira história infantil, “A menina do narizinho arrebitado”, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.
Fonte: Brasil Escola
Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6770,6771,6772,6773″ img_size=”full” title=”Dia do Livro”][/vc_column][/vc_row]