Professores participam de palestra sobre competências emocionais

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Professores da rede municipal de ensino participaram na terça-feira (24), no anfiteatro “Elídio Rodrigues”, da palestra “Competências socioemocionais”, ministrada pela psicóloga e psicopedagoga Silmara Ferreira. A profissional apresentou temas como autoconhecimento, estabilidade emocional e autonomia, além das perguntas “O que o presente nos exige?” e “O que o futuro nos reserva”. A capacitação foi organizada pela Coesa Assessoria Pedagógica.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, até 2020, as competências socioemocionais vão pautar os seguintes temas: soluções de problemas complexos; pensamento crítico; criatividade; gestão de pessoas; empatia com os outros; inteligência emocional; bom senso e tomada de decisão; orientação para serviços; negociação e flexibilidade cognitiva.

A psicóloga disse que competências socioemocionais são o conjunto de habilidades, comportamentos e atitudes que indivíduos precisam ter para tomar decisões bem sucedidas. Silmara explicou que é preciso estimular o tema por meio de reflexões, debates, desafios, projetos, jogos, dinâmicas e pesquisas.

“Embarcamos diariamente na mais complexa das aeronaves, comanda por um piloto frequentemente despreparado, mal equipado e, portanto, sujeito a causar inúmeros acidentes. Essa aeronave é a mente humana, e o piloto é o próprio eu”, finalizou.

O docente e orientador pedagógico, João Vitor Basso Barbosa, disse que a palestra buscou atender todos os envolvidos no processo educacional. “É de suma importância o campo emocional de qualquer profissional, ainda mais profissional da educação que lida com a emoção das crianças, com as emoções de um grupo grande de trabalho na escola, são problemas de aprendizagem, problemas comportamentais que incidem na aprendizagem”, salientou.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”6826,6827″ img_size=”full” title=”Palestra “Competências socioemocionais“”][/vc_column][/vc_row]