Contação de histórias abre a 2ª Semana Literária

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A contação de histórias abriu a programação da 2ª Semana Literária organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo. São cinco dias de atividades com exibição de filmes, bate papo com o escritor Ignácio de Loyola Brandão, sarau e oficina literária. As histórias foram contadas pelas professoras Tania Slonschi e Julia Andrade de Souza Santos.

As fábulas despertam a imaginação, as emoções, o interesse pelos livros, troca de experiências, compartilha conhecimento e ajuda a preservar as culturas e os valores. O primeiro contato das crianças com o texto é por meio das histórias lidas e interpretadas. Essa prática dá início ao processo de aprendizagem.

Para a responsável pela Unidade Gerencial Básica – Cultura, Luciene de Oliveira Santos, a semana literária é uma forma de compartilhar histórias e boas leituras com o outro, para que a ação se torne um benefício fundamental para a construção de um país de leitores.

“O desejo é que os moradores se envolvam nas histórias, se identifiquem com cada atração, e a leitura passe a ser um hábito, já que cada livro nos apresenta um universo diferente, outras formas de ver o mundo, outras possibilidades e todas as experiências são gratuitas quando se tem um livro nas mãos”, explicou.

Luciene disse que para cativar o leitor é preciso motivá-lo. “Cada pessoa tem um gosto diferente por livros e se permitir que ele escolha o que mais lhe agrade poderá ser um passo importante para que ele conheça outras histórias e as boas narrativas poderá contagiar filhos e os familiares, assim a leitura será prazerosa e agradável, é isso que a semana literária quer oferecer aos moradores”, sintetizou.

Participaram da contação de histórias alunos da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Odete Feroldi, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria do Carmo e do colégio Zeta Objetivo. O Centro Cultural fica na praça Dom Lafaiete Líbano, 16 – Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (18) 3691-1740.

08/05 – Cinema

9h – Memórias Póstumas de Brás Cubas

14h – Vidas Secas

19h – Capitães de areia