Peça teatral discute violência e abuso sexual

[vc_row][vc_column][vc_column_text]‘Pelo nosso amor’ frase tantas vezes repetida na peça apresentada ontem (17), no salão paroquial, durante a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O espetáculo da companhia Bom Humor trouxe ao palco os temas abuso sexual e violência à mulher. Diante de tempos de intolerância no País e partindo das inquietações do público, a trupe propôs uma reflexão da problemática de forma sensível e sem estereótipos.

A peça abordou a relação de um casal e as formas de amar. O início repleto de carinho e chamego, com o passar do tempo, surge à violência. O ápice do espetáculo é o abuso praticado com a filha de oito anos que perdurou até os 14 anos. Cenas para refletir e seu desfecho levou o público a pensar nas consequências dos atos contra o menor e a mulher. As cenas são pedagógicas e a orientação até o clímax questiona os direitos violados e a responsabilidade em proteger e cuidar da criança e do adolescente.

Segundo o ator e produtor Eduardo Amaral, a peça surgiu por uma solicitação das profissionais do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Araçatuba. “A partir de pesquisas de fatos reais, conversas com psicólogos e principalmente os próprios questionamentos desses profissionais sobre esses temas. Escrevi e logo procurei alguém que pudesse dar um olhar poético para a obra”, frisou também que a peça foi dirigida por Edi Barba.

Amaral disse que a companhia trabalha com temas polêmicos. Para ele, a arte pode servir de ferramenta de transformação. “Acredito no teatro social, pois acaba sendo uma oportunidade para novas visões, novos olhares sobre a vida”, argumentou ao dizer que a peça ‘Pelo nosso amor’ quer provocar o público a fazer denúncia. “A peça é uma grande provocação e ironia sobre violência doméstica e abuso sexual”, concluiu.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida. “A semana foi organizada para que o tema não caia no esquecimento no dia a dia, não fique sendo apenas uma data de lembrança, como se fosse homenagem de alguma coisa, mas que se fale e não se cale e que a denúncia deve ser a palavra de ordem”, encerrou.

A programação teve início na segunda-feira (14) e encerra hoje (18) com a passeata. A proposta é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. As atrações foram organizadas pelo Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), Fundo Social de Solidariedade e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, com apoio do Governo do Município de Buritama.

COMPANHIA

A companhia Bom Humor surgiu em 2016, entretanto, textos como ‘O Segredo de Léo’ foi escrito por Eduardo Amaral e produzido em 2013 por outras produtoras. O Bom Humor surgiu para realizar peças com temas sociais e institucionais. Drogas, trabalho infantil, terceira idade e violência são temas retratos durante as encenações. “Dessa forma nos colocamos a disposição para o social no sentido de levar o teatro de menos acessibilidade a cultura. Vamos em qualquer lugar, pátios, salões e ruas”, explicou.

Participam da companhia os atores Charles Ferlete, Eduardo Amaral, Erique Nazaret, Ivan Lucas, Igor Palmieri, Maria Helena Nany, Gabriel Luz, Larissa Melinsk, Rafael Moura e Daniela Ramos. Todos profissionais na área artística.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”7147,7148,7149,7150,7151,7152,7153,7154″ img_size=”full” title=”Pelo nosso amor”][/vc_column][/vc_row]