Coral emociona a 8 anos pais e professores no Livramento

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Já dizia Gonzaguinha “cantar e cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz”. Um refrão sonoro para representar o projeto de canto realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Livramento pela professora Jacqueline Franco Polizel. Participam 50 alunos matriculados no 5º ano. Durante os ensaios, a música deixa de ser apenas um passatempo para atuar na alma, no coração e emanar emoções nas apresentações.

O projeto surgiu há 8 anos e está previsto para o segundo semestre, uma apresentação para comemorar o dia dos pais. O coral surgiu com a compra de um teclado e o interesse em promover eventos de canto em datas comemorativas. Os ensaios são de 1h30 de duração, nas quartas-feiras, durante as aulas vagas da professora. As crianças aprendem a importância da socialização, afinação e melodia.

“Mais do que embalar doces lembranças, a música é capaz de trazer muitos benefícios para o corpo e mente. Além disso, a música diminui o stress e contribui para o sistema imunológico, reduzindo o sentimento de ansiedade, solidão e depressão, males que atingem a sociedade moderna”, explica.

A pedagoga possui formação em Letras e Pedagogia, pós-graduação em Alfabetização e Letramento e Normal Superior, além de 10 anos de formação em piano. “Gosto muito de música e de ministrar minhas aulas. Resolvi diversificar e explorar o potencial de cada criança. A ideia veio das crianças que cantam em Curitiba, na época do Natal. Fui lá assistir e amei”, explicou.

Segundo Jacqueline, sua motivação aumenta ao ver o entusiasmo, a empolgação e o sentimento de orgulho das crianças, antes e após, às apresentações. “A música causa muito sentimento, sensações, controla o emocional, dignifica o espírito e acalma o coração. A música está sempre presente na vida do ser humano. Este coral tem um grande objetivo que é dignificar todos os envolvidos”, frisou.

Hino Nacional

A professora Jacqueline Franco Polizel realiza desde 2009 na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) o concurso de canto do Hino Nacional. O projeto deseja resgatar valores cívicos como patriotismo e cidadania. A 10ª edição já conta com 20 alunos. “Eles são muito empenhados. Cada vez que realizado ensaio ofereço um prêmio de gratificação para aqueles que não têm nenhum erro”, explicou.

A professora disse que atualmente ocorre uma inversão de valores morais e culturais e há ausência do espírito de cidadania. Para ela, o Hino Nacional deve ser uma ferramenta de conhecimento e informação no processo de aprendizagem. “Temos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e respeito à nação brasileira”, argumenta.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”7419,7420,7421,7422,7423,7424,7425,7426,7427″ img_size=”full” title=”Coral”][/vc_column][/vc_row]